A montagem da 68ª Feira do Livro de Porto Alegre já começou. A edição deste ano terá espaços na Praça da Alfândega, como já é tradicional, e em trechos da Rua dos Andradas, Travessa Sepúlveda e Rua Cassiano Nascimento, no centro da Capital.
A Praça da Alfândega passou a receber as estruturas metálicas que irão sustentar a cobertura do evento na tarde de segunda-feira (10). Após a conclusão da montagem das colunas e vigas, toldos serão colocados sobre as estruturas para proteger as bancas e demais estandes da Feira.
A expectativa da organização é que toda a parte de metais e cobertura seja concluída até o dia 20 de outubro. É nesta data que deve começar a montagem das bancas. A preparação dos espaços expositivos fica a cargo de cada livreiro.
A 68ª Feira do Livro de Porto Alegre será realizada entre os dias 28 de outubro e 15 de novembro. Esta será a primeira edição 100% presencial desde o início da pandemia de covid-19 — a edição do ano passado, apesar de ter marcado o retorno das atividades na praça, manteve ainda o formato híbrido, mesclando programações presenciais e online.
O tema desta edição é "Uma Boa Festa tem História", em alusão ao aniversário de 250 anos de Porto Alegre. O patrono da Feira de número 68 é o poeta Carlos Nejar. Ele é pai do escritor Fabricio Carpinejar, que no ano passado ocupou a patronagem da 67ª Feira do Livro.
Entre as novidades da edição, que receberá mais de 150 escritores, estão os recursos de acessibilidade pensados para promover uma maior inclusão do público. A 68ª Feira do Livro contará com audiodescrição dos ambientes, mapas táteis e banquetas para facilitar o acesso de pessoas com nanismo às bancas, entre outras medidas.