O mês de maio chegou e com ele as ações para redução de acidentes de trânsito propostas pelo Movimento Maio Amarelo ganham destaque em todo o país. O movimento chegou em sua 10ª edição e é promovido paralelamente às campanhas educativas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que em 2023 tem o tema “No trânsito, escolha a vida”, definido pela Resolução 980/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
10 anos do Maio Amarelo
Neste ano, o Movimento Maio Amarelo comemora 10 anos e, novamente a CNT Sest Senat em parceria com o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) está patrocinando a campanha. Já o Governo Federal, por intermédio dos Ministérios do Transportes e das Cidades são os apoiadores oficiais.
“Vamos convocar a sociedade a cumprir as metas globais e adotar o PNATRANS em todos os municípios. Nenhuma morte no trânsito é aceitável”
Maio Amarelo 2023 da PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) inicia em todo o país essa ação que tem o objetivo de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.
Em 2023, o lançamento oficial do Maio Amarelo se deu junto com a Operação do Dia do Trabalhador. A operação terá como tema principal a conscientização dos motoristas e usuários de vias públicas.
Apesar da mensagem oficial da campanha deste ano ser “No trânsito, escolha a vida”, este ano, a Polícia Rodoviária Federal foi além.
O órgão acrescentou o tema “Nossas escolhas salvam vidas”. Dessa forma, reforçando a necessidade de conscientização e a convicção de que a maior parte dos acidentes pode ser evitada.
De acordo com dados da PRF, 77% dos acidentes ocorridos nos primeiros três meses de 2023 tiveram como causa escolhas erradas por parte dos motoristas. Como, por exemplo: ultrapassagens indevidas, velocidade incompatível e ingestão de álcool.
Apoio do @transitandocomgiancarloborges ao Maio Amarelo 2023
Desde 2017, o @transitandocomgiancarloborges aderiu ao movimento Maio Amarelo apoiando assim como divulgando a ideia e seus objetivos principais. Ou seja, em 2023 não poderia ser diferente.
“Para mim todos os meses são amarelos. E todas as ações no sentido de buscar a redução dos índices de mortalidade do trânsito brasileiro, como é o Maio Amarelo, são bem vindas e merecem o apoio de toda a sociedade”