A Resolução do Parlamento Europeu, adotada Quinta feira (16/02) quase por unanimidade em Estrasburgo, estabelece um plano de ação de 17 pontos que encarrega a Comissão Europeia de dobrar o número de quilômetros pedalados na Europa até 2030. A resolução é a primeira exclusivamente dedicada à mobilidade por bicicleta.
O Parlamento destaca a falta de estacionamento seguro, de medidas para prevenir roubos e a falta de ciclovias como os principais obstáculos para o aumento do uso de bicicletas na Europa. E busca encorajar as autoridades locais a aumentar os investimentos na construção de infraestruturas segregada para bicicletas.
As associações europeias do setor de bicicletas esperam que a nova resolução encoraje os governos nacionais a tomar medidas adicionais, como reduzir as taxas de IVA, multiplicar iniciativas para promover o uso entre a população e replicar o caso de sucesso de reindustrialização do 'Portugal Bike Valley' em outras regiões da Europa, com o apoio específico de programas de financiamento.