Um dos principais roteiros de peregrinação, para ciclistas e caminhantes, está completando 20 anos. Para abrir as comemorações, uma expedição percorreu o mesmo trajeto idealizado por Almiro Grings em fevereiro de 2003, conectando a cidade de Águas da Prata até Aparecida.
Inspirado no milenar Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha, a rota brasileira vem registrando um crescimento médio anual de 32% de visitantes. A prosperidade espalhada pelo Caminho, como atestam inúmeros depoimentos, ultrapassa os 2.500 km totais dos 19 ramais do percurso, movimentando a economia da região e também o mercado de bicicletas - especialmente levando-se em conta que ciclistas já representam 60% entre todos os que percorrem o Caminho da Fé.
Ao todo, nestes 20 anos, mais de 80 mil pessoas já fizeram o percurso a pé ou de bicicleta. Mais de 20 mil somente no ano passado. Vale ressaltar que o controle dos peregrinos é feito pela venda dos passaportes, por isso estima-se que 40% de viajantes fazem o caminho sem o registro.
Parabéns, Caminho da Fé! Desejamos mais sucesso e contínuo crescimento! Não deixe de conferir, no site da Aliança Bike, detalhes e depoimentos dos 20 anos de história.
E você, quando vai pedalar pelo Caminho da Fé?