Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Trânsito

Divisão de trânsito implanta sinalização que altera o fluxo de veículos na Olavo Moraes

A intenção é evitar sinistros de trânsito próximo à igreja matriz

Publicada em 04/01/2023 as 15:07h por Giancarlo Borges
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Giancarlo Borges)

Embora esta seja uma demanda antiga do trânsito de Camaquã, um vez que o potencial risco de ocorrência de sinistros no local se deu desde a alteração na via realizada ainda sob a administração do então prefeito João Carlos Machado, somente agora a divisão de trânsito demonstra boa intenção na tentativa de promover mais segurança e fluidez para quem se desloca pela rua Olavo de Moraes sentido centro/bairro.

 

Infelizmente nem só de boas intenções vive o trânsito. Acima de tudo é preciso primar pela observância dos requisitos legais tais como a legislação no que tange à implantação de sinalização horizontal e também vertical nesse caso.

 

Entendo que na situação descrita o correto seria a aplicação de MARCAS DE CANALIZAÇÃO conforme previsto no Manual Brasileiro de Sinalização Horizontal Vol IV, atualizado e homologado pelo CONTRAN em 2022, fonte da minha pesquisa para essa matéria.

 

6 MARCAS DE CANALIZAÇÃO

 

As Marcas de Canalização são utilizadas para orientar e regulamentar os fluxos de veículos em uma via, direcionando-os de modo a propiciar maior segurança e melhor desempenho, em situações que exijam uma reorganização de seu caminhamento natural.

 

Possuem a característica de transmitir ao condutor uma mensagem de fácil entendimento quanto ao percurso a ser seguido...

 

As Marcas de Canalização são constituídas pela Linha de Canalização e pelo Zebrado de preenchimento da área de pavimento não utilizável, sendo este aplicado sempre em conjunto com a linha...

 

(MBST Sinalização Horizontal Vol IV 2022 Pg 56)

 

6.1 Linha de canalização (LCA)

 

Definição: A LCA delimita o pavimento reservado à circulação de veículos, orientando os fluxos de tráfego por motivos de segurança efluidez.

 

Cor: Branca, quando direciona fluxo de mesmo sentido;

Amarela, quando direciona fluxo de sentido oposto;

 

Um fator que chama a atenção é a falta da LCA - Linha de Canalização porém esta ainda pode ser adicionada se houver o interesse da administração em implantar uma sinalização que esteja dentro do preconizado pela legislação vigente.

 

 

Dimensão:  A LCA deve ter a largura (A) variando de 0,10 m a 0,30 m.

 

Princípios de Utilização:

 

A LCA é utilizada em várias situações, pois separa o conflito entre movimentos convergentes ou divergentes, desvia os veículos nas proximidades de ilhas e obstáculos, altera a função do acostamento, demarca canteiros centrais e ilhas, alerta para a alteração na largura da pista, possibilita o entrelaçamento do fluxo veicular em interseções em mini rotatória e rotatória e protege áreas de estacionamento.

 

Colocação:  Uma vez determinada a área destinada à circulação de veículos, esta DEVE ser delimitada pelas linhas de canalização (LCA).

 

(MBST Sinalização Horizontal Vol IV 2022 Pg 57)

 

 

Relacionamento com outras Sinalizações:

 

A LCA deve ser complementada, quando necessário, com sinalização específica, conforme segue:

 

– O trecho que antecede estreitamento de pista deve ser présinalizado com sinalização vertical de advertência pertinente com a situação...

 

A-21b – “Estreitamento de pista à esquerda”; 

(MBST Sinalização Horizontal Vol IV 2022 Pg 57)

 

Aqui temos mais um eqívoco pois tal placa ainda não foi implementada ao novo sistema de sinalização, lembrando que isto ainda pode (e deve) ser feito.

 

Podem ser utilizadas tachas para melhorar a visibilidade e tachões quando se deseja imprimir uma resistência ao deslocamento que implique em transposição da marca. (MBST Sinalização Horizontal Vol IV 2022 Pg 58)

 

Aqui sim temos um acerto uma vez que tais dispositivos de sinalização auxiliar já estão dispostos no local. 

 

 

6.2 Zebrado de preenchimento da área de pavimento não utilizável (ZPA)

 

Definição:  O ZPA destaca a área interna às linhas de canalização, reforçando a ideia de área não utilizável para a circulação de veículos, além de direcionar os condutores para o correto posicionamento na via.

 

Cor: Branca, quando direciona fluxos de mesmo sentido;

Amarela, quando direciona fluxos de sentidos opostos.

 

 

Infelizmente o "Zebrado" jà foi pintado sobre a pavimentação asfáltica como pode ser visto no levantamento fotográfico, porém deveria ser de cor BRANCA pois, naquele trecho direciona fluxos do mesmo sentido.

 

A marcação do zebrado é feita com linhas inclinadas de 45º em relação à direção dos fluxos de tráfego, acompanhando o sentido de circulação dos veículos nas faixas adjacentes à área de pavimento não utilizável.

 

O ZPA deve ter as dimensões conforme tabela abaixo:

 

DIMENSÕES                                                                        CIRCULAÇÃO

 

Largura da linha interna                     -                       Mínima 0,30m e Máxima 0,50m

Distância entre linhas                         -                       Mínima 1,10m e Màxima 3,50m

 

Princípios de Utilização:

 

O ZPA deve ser aplicado em função da situação apresentada na via, quando envolve sinalização para fluxos de tráfego de sentidos opostos ou para fluxos de mesmo sentido.

 

(MBST Sinalização Horizontal Vol IV 2022 Pg 60)

 

Enfim, a intenção deste conteúdo é informas e alertar para a implantação de uma sinalização mais eficaz sempre dentro da legalidade a fim de dar uma maior fluidez e acima de tudo salvar vidas. 

No trânsito escolha a vida!




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3664532 | Usuários Online: 187

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados