O programa Transitando na Cidade por meio das plataformas digitais do grupo Cidade tais como rádio Cidade, TV Cidade, redes sociais e aplicativo já está estudando a elaboração de uma extensa programação de conscientização assim como fizemos em 2022, ano em que trabalhamos o então tema ¨Juntos salvamos vidas¨ em praticamente todas as particpações ao vivo, entre outras interações.
Entre as principais ações de 2022 estiveram as campanhas do Maio Amarelo e a Semana Nacional do Trânsito onde trouxemos matérias e vídeos exclusivos enviados por grandes profissionais do trânsito à este apresentador a fim de compartilharmos experiências e poder levar mais conscientização à todos.
Agora em 2023 a partir da resolução 980 do CONTRAN que entrou em vigor neste primeiro dia de Janeiro estaremos enfatizando todos os temas descritos em anexo à mesma sempre na intenção de levar a informação com credibilidade para todos que acompanham o programa Transitando na Cidade com Giancarlo Borges.
Em Janeiro vamos destacar O Pedestre
Todos nós somos pedestres em algum momento do dia. Ao descermos doveículo ou da motocicleta, vamos precisar de calçada, de faixa de pedestre, de local seguro para atravessar. Por esse motivo, quando estivermos em veículos devemos lembrar que em algum momento ficaremos também vulneráveis.
Devemos dar o exemplo e proteger opedestre, dar preferência de passagem, pois seu corpoexposto se torna mais vulnerável no ambiente do trânsito e precisa docuidado de todos.
As campanhas devem mostrar ao condutor aimportância de reduzir a velocidade como forma de proteger a vida detodos, conforme publicado pela OPAS/OMS. Fortalecer a mensagem de que cabe aos condutores protegerem os pedestres.
Focar nas orientações do artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro(CTB).
Incentivar a moderação de velocidade como iniciativa quem escolhe avida. Ter mensagens orientadas a quem projeta, constrói,gerencia e fiscaliza as vias, para que sigam o que prega o Visão Zero e façam seu trabalho pensando na vulnerabilidade e buscando soluções tecnológicas e exequíveis que protejam a vida dos pedestres.