Redes Sociais

Encontre o que deseja

    Tempo

Eldorado do Sul tem moradores fora de casa e aulas suspensas após temporal com ventos de 100 km/h

Levantamento preliminar da Defesa Civil aponta que 260 residências foram destelhadas, mas número pode aumentar, conforme autoridades. Prefeitura avalia decretar emergência

Publicada em 02/04/2025 as 06:23h por Por g1 RS
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

A tempestade que atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre na tarde de segunda-feira (31) provocou transtornos em Eldorado do Sul. Casas foram destelhadas, aulas da rede municipal foram suspensas e moradores estão abrigados em um ginásio.

 

 

De acordo com levantamento preliminar, ao menos 260 residências registraram estragos. A Defesa Civil do município estima que as rajadas de vento chegaram a 100 km/h. A Prefeitura avalia decretar situação de emergência.

 

 

"Sensação foi bem desesperadora. Tava eu, minha esposa e minha bebê de quatro meses. Só deu tempo da gente proteger a bebê com os nossos corpos para não acontecer o pior", disse à reportagem o vendedor Cristiano Marinho.

 

 

O vendaval danificou a estrutura de três postos de saúde, derrubou 50 árvores e afetou 30 postes de energia elétrica. Conforme o Executivo municipal, as regiões mais atingidas foram os bairros Cidade Verde, Sol Nascente, Chácara, Delta do Jacuí e Vila da Paz.

 

 

Além de Eldorado do Sul, outros nove municípios reportaram ocorrências à Defesa Civil do RS envolvendo os efeitos do mau tempo. Veja abaixo:

 

 

Bom Retiro do Sul: reportou queda de árvores que provocaram, em um ponto, queda de um poste e, em outro trecho, rompimento dos fios de baixa tensão.

 

 

Butiá: três casas destelhadas, sendo uma no bairro Charrua e duas no bairro Santa Rita, respectivamente.

 

 

Cachoeirinha: informou que houve destelhamento de três residências e um comércio e queda de galho obstruindo o passeio público.

 

 

Canoas: reportou 256 residências com telhados danificados, queda de 62 árvores e 35 escolas com algum dano. Ocorreram danos no telhado de cinco postos de saúde. Bairros Rio Branco, Fátima, Harmonia, Niterói, São Luiz Mathias, Mato Grande Vila Cerne, 5 colônias, Santo Operário e Igara, ficaram parcialmente sem energia elétrica.

 

 

Inhacorá: reportou prejuízos em residências devido aos ventos fortes, ocasionando queda de árvores.

 

 

Minas do Leão: casas e prédios destelhados, grande quantidade de postes e árvores obstruindo as vias. Duas pessoas feridas, aguardando mais dados.

 

 

Nova Santa Rita: reportou o destelhamento de casas, queda de árvores em residência e veículo, além de obstrução de vias.

 

 

Porto Alegre: pontos de atendimento de saúde reportaram intercorrências (danos em telhados, água nas instalações e falta de energia elétrica). Carreta tombou com a força dos ventos em cima da nova ponte do Guaíba.

 

 

Triunfo: danos materiais no telhado de um asilo de Triunfo. CBMRS esteve no local, coordenador municipal também acompanhou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mobilização das autoridades

 

 

 

 

 

 

 

 

Temporal provocou queda de postes de luz em Eldorado do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV

Temporal provocou queda de postes de luz em Eldorado do Sul — Foto: Reprodução/RBS TV

 

 

 

 

 

 

 

O governador Eduardo Leite afirmou que acompanha a situação desde o início do temporal e destacou forças de segurança para reforçar o trabalho em Porto Alegre. "Nossa prioridade é garantir a segurança da população e a rápida resposta às demandas mais urgentes", declarou.

 

 

Equipes da Defesa Civil estadual, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil atuaram para desobstruir vias, prestar assistência à população e minimizar os impactos do temporal.

 

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3750829 | Usuários Online: 99

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados