Um forte temporal, acompanhado de ventos intensos, atingiu a Região Metropolitana de Porto Alegre por volta das 17h desta segunda-feira (31). Moradores de diferentes pontos da cidade relataram falta de energia já nos primeiros minutos da tempestade. Até o momento, não há informações oficiais sobre danos ou feridos.
De acordo com a prefeitura da Capital, as Estações de Tratamento de Água (ETAs) Moinhos de Vento, Menino Deus, Ilhas, São João e Belém Novo, administradas pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), estão sem fornecimento de energia elétrica. Com isso, pode haver interrupção no abastecimento de água ou redução na pressão em diversas regiões da cidade. A concessionária responsável já foi acionada.
A tempestade também causou a queda de árvores e galhos em vários bairros. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) registrou um bloqueio total e dois parciais devido à queda de árvores, além de 14 cruzamentos com semáforos fora de operação.
No Hospital de Pronto Socorro, a recepção sofreu alagamento em razão da forte chuva e da ventania. Também houve infiltração no segundo andar da Pediatria. A equipe de manutenção já trabalha no local, enquanto uma empresa de engenharia atua no telhado para solucionar o problema o mais rápido possível.
Os trens da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ficaram sem energia elétrica e interromperam o serviço no final da tarde.
Caminhão
Um caminhão tombou com a força do vento durante o temporal que atinge Porto Alegre nesta segunda-feira (31). O caso aconteceu na chamada nova ponte do Guaíba, que liga a Capital à Região Metropolitana.
A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou que o homem teve ferimentos leves e aguarda atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Não há informações sobre possíveis bloqueios de trânsito na região. O vídeo foi feito por motoristas que passavam pelo local no momento.
Alerta
Na manhã desta segunda, a Defesa Civil de Porto Alegre emitiu alerta de temporal, raios, rajadas de vento de até 70 km/h e granizo a partir da tarde, até a manhã de terça. O acumulado de chuva pode chegar a 50 mm, segundo o órgão.
A recomendação para moradores da cidade é de evitar ficar na rua durante a chuva e se afastar de áreas alagadas, arroios e rios. Quem reside em locais de risco deve buscar abrigo seguro ou utilizar as estruturas disponibilizadas pela prefeitura.
Nova Santa Rita
A cidade de Nova Santa Rita registrou diversos danos em razão do forte temporal que atingiu a região. Equipes da prefeitura foram acionadas para prestar assistência às famílias afetadas.
Os ventos intensos provocaram destelhamentos, quedas de árvores e houve também registro de granizo. Os bairros mais atingidos foram Berto Círio, Califórnia e o Assentamento Santa Rita de Cássia. No entanto, a Administração Municipal segue avaliando os prejuízos em outras localidades.
A Secretaria de Serviços Públicos e a Defesa Civil iniciaram os trabalhos de remoção de árvores e distribuição de lonas para os moradores prejudicados.