O Rio Grande do Sul enfrenta um período de extremos. Após dias de altas temperaturas devido a mais uma onda de calor, o estado foi atingido por temporais na quarta-feira (26). O município de Maratá, no Vale do Caí, chegou a ser inundado após cheia.
Segundo a Climatempo Meteorologia, a instabilidade é causada pela umidade que chegou ao RS por meio de uma frente fria - que passou afastada do estado - e pela baixa pressão sobre a Argentina. Além disso, o calor também é um fator que favorece a condição para chuva.
O RS passa por uma onda de calor nesta semana. Em Campo Bom e São Borja, os termômetros registraram 37,4ºC, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Já em Rio Pardo a máxima foi de 36,9ºC. Teutônia registrou 36,5ºC.
Temporais
O município de Maratá foi inundado após cheia de arroio, segundo a prefeitura. Até a noite de quarta-feira, a cidade não tinha registros de feridos e desabrigados. O vice-prefeito Diego Daniel Schu relatou que o município recebeu um alerta antecipado da cidade vizinha, Salvador do Sul, e, assim, conseguiu se preparar para o evento climático com cerca de 40 minutos de aviso prévio.
Schu definiu a correnteza de água na cidade como "forte". Imagens mostram moradores andando com água nas pernas.
Com a instabilidade, uma forte rajada de vento derrubou parte da fachada de um atacado em a Taquara, durante o temporal que atingiu o município.
Em Santa Maria , a chuva também chegou com força. Na região do Tecnoparque, foram registrados 965 raios e um acumulado de 40 milímetros em duas horas.
Fortes chuvas também foram registradas em praias do Litoral Norte. Algumas ruas ficaram com água acumulada, como mostra o registro abaixo.
Rua alagada no Litoral Norte do RS — Foto: Reprodução/ RBS TV