Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Jornal da Cidade

    Tempo

Onda de calor ganha força no RS, apontam meteorologistas; veja como serão os próximos dias

Fenômeno climático permanece sobre o Sul pelo menos até a próxima quinta-feira (27). Temperaturas podem atingir novos recordes

Publicada em 25/02/2025 as 06:46h por Por Esther Fischborn, g1 RS
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

A nova onda de calor que está sob o Rio Grande do Sul atinge o pico nos próximos dias. É o que aponta a Climatempo e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que também afirmam que os termômetros devem chegar perto dos 40°C em alguma regiões.

 

 

A onda de calor terá influência na elevação das temperaturas em todas as regiões do estado pelo menos até a próxima quinta-feira (27), com possibilidade de temperaturas batendo recordes em alguns municípios.

 

 

Essa é a terceira onda de calor que atinge o Rio Grande do Sul e pode não ser a última, segundo a Climatempo, que admite a possibilidade de uma nova onda de calor abrindo março, com temperaturas altas se estendendo no decorrer do mês.

 

 

"Essa terceira onda de calor é em decorrência de um sistema de alta pressão que se estabelece em médios níveis da atmosfera. Esse sistema potencializa a circulação do ar de cima para baixo e intensifica a subida das temperaturas. Falando mais tecnicamente, essa configuração de várias massas quentes é em decorrência do bloqueio do trem de ondas de Rossby, que é devido as flutuabilidades das temperaturas nos oceanos índico e pacifico", explica Guilherme Borges, meteorologista da Climatempo.

 

 

O alerta vermelho emitido pela Climatempo, que significa "perigo alto", segue até a próxima quinta-feira (27), com temperaturas 5ºC acima da média, para todo o RS. Segundo o órgão, as temperaturas devem atingir o pico entre terça e quarta-feira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Confira como será a semana:

 

 

Terça-feira (25), o sol predomina na maior parte do estado ao longo do dia e as temperaturas permanecem altas. Destaque para o Norte e o Sul do RS, onde há previsão de pancadas de chuva. Em Porto Alegre e Região Metropolitana, as máximas devem chegar aos 37ºC. Na Fronteira Oeste, em Alegrete, a temperatura deve chegar aos 38ºC.

 

 

Na quarta (26), a frente fria avança e deixa o tempo instável sobre o Oeste, a Fronteira Oeste e o sul do estado, com previsão de pancadas de chuva na parte da tarde. Temperatura seguirá alta, com máximas previstas para 39ªC em alguns municípios.

 

 

Na quinta (27), a chuva chega em todas as áreas do estado. Destaque para o Oeste, a Fronteira Oeste, o Sul, a Região Central e os Vales, onde há alerta para temporais. Calor segue predominando, com máximas na casa dos 35ºC.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que é uma onda de calor

 

 

Essa já é a terceira onda de calor no RS. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro. A segunda, entre os dias 7 e 12 de fevereiro.

 

 

A onda de calor é um fenômeno meteorológico que acontece quando uma determinada região registra temperaturas muito acima da média por uma sequência de dias.

 

 

No geral, os meteorologistas estabelecem que, para o fenômeno se configurar, as temperaturas precisam ficar ao menos 5ºC acima da média por um período de cinco dias ou mais;

 

 

Já o Inmet define uma onda de calor quando há um aumento de 5ºC na temperatura em relação à média mensal, independentemente da quantidade de dias de duração.

 

 

 

 

 

 

 

 

Onda de calor no RS — Foto: Reprodução/RBSTV

Onda de calor no RS — Foto: Reprodução/RBSTV

 

 

 

 

 

 

 

Cuidados com a saúde

 

 

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) emitiu um alerta orientando profissionais da rede de saúde em relação à proteção à saúde da população durante o período de calor extremo.

 

 

O material foi elaborado pelas equipes do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) e do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde (Dapps).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Atenção aos sintomas

 

 

Transpiração excessiva, fraqueza, tontura, náuseas, dor de cabeça, cãibras musculares e diarreia são sinais de alerta. Ao sentir esses sintomas, a pessoa deve procurar atendimento nos serviços de saúde de sua região.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como aliviar o calor

 

 

Aumentar o consumo de água durante todo o dia.

 

 

Usar roupas leves e de cores claras.

 

 

Ficar na sombra sempre que puder.

 

 

Evitar esforço entre 10h e 16h.

 

 

Tomar banhos frios para refrescar o corpo.

 

 

Usar protetor solar e acessórios de proteção.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3756948 | Usuários Online: 195

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados