Os últimos dias foram de temperaturas elevadas e recorde histórico no Rio Grande do Sul. Os termômetros passaram dos 40º em algumas regiões. Esse cenário deve continuar pelo menos até a próxima sexta-feira (7), de acordo com a Climatempo.
A onda de calor vai até o final da semana no RS, segundo os meteorologistas, além de atingir também áreas de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul. Até sexta-feira (7), as temperaturas superiores a 40°C poderão ocorrer mais uma vez, afirma a Climatempo.
Essa já é a segunda onda de calor de 2025. A primeira ocorreu entre os dias 15 e 19 de janeiro.
Fevereiro de temperaturas altas
O fenômeno La Niña continua ativo e vai influenciar as condições do tempo no Brasil, aponta a Climatempo. Episódios de calor intenso devem seguir ocorrendo no RS, com possibilidade de temperaturas até acima dos 40° em áreas próximas da fronteira com Uruguai e Argentina.
A previsão é de que o volume de chuva fique um pouco abaixo da média normal na fronteira com a Argentina, na Região Metropolitana de Porto Alegre e em áreas do Centro e Norte do Rio Grande do Sul.
Ainda de acordo com a Climatempo, em Porto Alegre a temperatura no mês deve ficar um pouco acima da média. Assim como nas regiões da Serra, Campanha e Litoral.
Fevereiro no RS:
Porto Alegre
Temperatura em pouco acima da média
Chuva um pouco abaixo da média
Região Serrana
Temperatura um pouco acima da média
Chuva dentro da média
Região de Passo Fundo
Temperatura um pouco acima da média
Chuva um pouco abaixo da média
Região de Santa Maria
Temperatura um pouco acima da média
Um pouco abaixo da média
Campanha gaúcha
Temperatura um pouco acima da média
Chuva dentro da média
Região de Uruguaiana
Temperatura um pouco acima da média
Chuva um pouco abaixo da média
Litoral
Temperatura um pouco acima da média
Chuva dentro da média
Recorde histórico
A cidade de Quaraí, na Fronteira Oeste do RS, registrou 43,8ºC nesta terça-feira (4). De acordo com a Climatempo Meteorologia, essa é a maior temperatura registrada no Rio Grande do Sul desde pelo menos 1910, quando começaram as medições regulares do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no estado.
Ainda de acordo com a Climatempo Meteorologia, essa é também a temperatura mais alta registrada no Brasil em 2025. Essa é a terceira vez que Quaraí atinge a marca no ano - antes, havia registrado calor de 42,5ºC, na segunda-feira (3), e 42,4ºC , em 23 de janeiro.