Encerrando um fim de semana marcado por forte calor, a chuva intensa que atingiu Porto Alegre no início da noite desse domingo (14) causou uma série de transtornos em diversos bairros. Houve alagamentos, queda de árvores e bloqueio de vias, além de episódios de falta de luz, com risco de desabastecimento de água por causa de problemas em unidades de bombeamento.
À tarde, o trecho de 2 quilômetros da ciclovia da avenida Ipiranga entre a Beira-Rio e a João Pessoa foi fechado com gradis pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), em nova medida preventiva determinada por protocolo municipal em situações de risco. O trecho será reaberto 24 horas após o fim do alerta.
A prefeitura está com suas equipes mobilizadas para monitorar ocorrências. Os órgãos que integram a Comissão Permanente de Atuação em Emergências (Copae) também permanecem de prontidão. Mais uma vez, a população é orientada a não transitar em locais com alagamento ou sujeitos a enxurrada. Em caso de dúvida ou emergência, deve ser acionada a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).
A Defesa Civil mantém alerta para possibilidade de chuva intensa, ventos fortes, queda de granizo e descargas elétricas. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) estende a previsão também outras regiões do mapa gaúcho, incluindo Litoral, Zona Central e Fronteira-Oeste.
Alagamentos e falta de luz
Foram relatados alagamentos no bairro Cefer 1 (Zona Leste) e nas vilas Amazônia (Zona Norte) e Cai-Cai (Zona Sul), além de queda de árvore na rua Evaristo da Veiga, bairro Partenon (Leste) e acúmulo excessivo de água na avenida Presidente João Goulart (Centro Histórico), próximo à Usina da Gasômetro, e em pontos de grande fluxo de pessoas, como a Cidade Baixa.
Já no que se refere à falta de luz, o problema afetou a operação em estações do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) responsáveis pelo bombeamento. A situação causou risco de torneiras secas em bairros da Zona Sul e das ilhas do Guaíba.
Semana de tempo instável
Para esta segunda-feira (15), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo potencial de chuva intensa acompanhada de vento forte, raios e trovoadas, além da possibilidade de queda de granizo.
O aviso vale sobretudo para todo o Estado e deve prosseguir ao longo de terça, devido á combinação de uma frente fria com um sistema de uma baixa pressão atmosférica.