Santa Catarina amanheceu nesta quinta-feira (5) com cidades alagadas, rodovias interditadas e moradores contabilizando os prejuízos causados pelos temporais.
Sete municípios decretaram situação de emergência, segundo balanço da Defesa Civil.
Além dos estragos, um homem morreu após atravessar uma área alagada em Rio do Oeste. Já um bebê ficou ferido ao ser encontrado nos escombros de uma casa atingida por deslizamento em Timbó. Na cidade de Chapecó, uma motociclista se feriu ao bater contra galhos que caíram em uma rua também.
As cidades que decretaram situação de emergência são: São Bento do Sul, Campo Alegre e Corupá, no Norte; Ibiam e Jaborá, no Oeste; Laurentino e Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí.
Em Blumenau, maior cidade da região, o parque das Itoupavas amanheceu alagado. Outras ruas do município também estão com água na pista. A recomendação da Defesa Civil é de que os motoristas não passem pelos locais.
Em Itajaí, a marginal da BR-101, no bairro Salseiros, amanheceu alagada. O trecho é um retorno localizado embaixo da ponte do Rio Itajaí Açu. O local foi fechado pela concessionária.
Trecho é um retorno localizado embaixo da ponte do Rio Itajaí Açu — Foto: Morgana Fernandes/NSC TV
Em Jaborá, no Oeste de Santa Catarina, um vídeo mostrou o momento em que o asfalto cedeu em um trecho da rodovia SC-355. Até o início desta quinta o trânsito estava interditado em ambos sentidos.