O Rio Grande do Sul deve ter a formação de um novo ciclone extratropical, próximo da costa, entre a terça (26) e a quarta-feira (27). De acordo com a Climatempo Meteorologia, o fenômeno deve intensificar temporais, principalmente, no Litoral Norte, Região Metropolitana de Porto Alegre, Norte, Serra e Sul.
Além das fortes chuvas, a Climatempo informa que a formação desse novo ciclone deve provocar rajadas de vento de 50 a 70 km/h. Há risco alto para danos.
"O sistema vai se formar ao longo do dia e durante esse processo toda a instabilidade que já estava atuando sobre o estado será reforçada", explica a meteorologista Stefanie Tozzo.
A região do Vale do Taquari, afetada pela passagem do ciclone no início do mês, também pode registrar tempestades e ventanias.
Conforme os especialistas, a tendência é que o afastamento do ciclone ocorra na quarta-feira.
Cidades do Vale do Taquari passam por reconstrução após passagem de ciclone sobre o RS — Foto: Divulgação/Governo do RS
A exemplo do fim de semana, a segunda-feira (25) também será chuvosa. A Serra, o Litoral Norte, a Região Metropolitana e a Região Central têm previsão de acumulados elevados e ventanias.
Na Campanha e na Região Sul, a precipitação ocorre entre a tarde e a noite, intercalando momentos de melhorias, segundo a Climatempo. No Noroeste do estado, haverá pancadas de chuvas e trovoadas de moderada a forte intensidade.