Ao menos cinco cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência até a noite de quinta-feira (14) por conta dos estragos causados pela passagem do ciclone extratropical no Estado. De acordo com a Defesa Civil estadual, mais de 80 cidades relataram estragos e prejuízos.
Conforme o relatório do órgão às 20 de quinta, Araquari, Entre Rios, Flor do Sertão, Maravilha e Iraceminha emitiram comunicados oficiais sobre situação de emergência. A cidade de Garuva também deverá emitir um decreto, conforme a entidade.
Por conta do ciclone, um homem morreu em Brusque, no Vale do Itajaí. O trabalhador fazia a manutenção da rede telefônica quando foi atingido por uma árvore.
Em Navegantes, no Litoral Norte, duas mulheres foram pisoteadas depois que uma parede de PVC desabou em uma empresa e funcionários correram.
Duas mulheres ficaram feridas em Navegantes após serem pisoteadas — Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação
O mau tempo já provocou diversos estragos em Santa Catarina. No aeroporto de Navegantes, no Litoral Norte, que recebeu passageiros que viajariam a Florianópolis, o vento derrubou escadas, o que atrasou o desembarque no final da manhã desta quinta.
As rajadas também derrubaram dois caminhões na BR-101 na quinta. O vento ainda arrancou árvores e 300 mil unidades consumidoras chegaram a ficar sem luz.
Queda de árvore em Xanxerê, no Oeste de Santa Catarina, entre a noite de quarta-feira (12) e madrugada desta quinta (13) — Foto: Defesa Civil/Divulgação