Os temporais que atingem o Rio Grande do Sul deixaram quase 800 mil pontos sem energia elétrica em todo o Estado, nas áreas de concessão da CEEE Equatorial e da RGE, segundo balanço divulgado no fim da manhã desta quinta-feira (13).
As duas empresas afirmaram que suas equipes estão mobilizadas para restabelecer o fornecimento da energia. A Região Sul é a mais afetada, principalmente as cidades de Pelotas, Rio Grande e São Lourenço do Sul.
Morte
Em Rio Grande, as rajadas de vento chegaram a 140 quilômetros por hora. Um idoso morreu no município. A vítima estava em casa, no bairro Maria dos Anjos, quando foi atingida pela queda de uma árvore.
Porto Alegre
Porto Alegre amanheceu com cerca de 15 mil clientes sem luz. Além de provocar quedas de árvores, a ventania quebrou vidros de alguns prédios na cidade. Semáforos ficaram fora de operação, e a chuva provocou alagamentos. Segundo a Defesa Civil Municipal, as rajadas chegaram a 90 quilômetros por hora na Capital.
Vento quebrou porta de prédio na Zona Sul da Capital. (Foto: Marcelo Warth/O Sul)
Os temporais são causados por um ciclone extratropical que se formou na costa gaúcha, provocando, desde quarta-feira (12), estragos e bloqueios em rodovias em todo o Estado. Ao menos 12 estradas são afetadas.
Prejuízos
Cerca de 50 municípios gaúchos registram prejuízos causados pelas fortes chuvas e ventania. Vera Cruz, Sobradinho e Joia decretaram situação de emergência. Milhares de residências foram destelhadas nessas cidades pela queda de granizo e fortes ventos.