Após dois anos sem sua realização em razão da pandemia de Covid-19, a FECIC chega em 2022 a sua décima primeira edição. O propósito maior do evento é estimular e incentivar o interesse pela investigação científica nos estudantes de Camaquã e região, favorecendo o descobrimento de novas tecnologias que possam auxiliar a comunidade e, consequentemente, promover também o desenvolvimento regional.
A Feira destina-se a apresentação, avaliação e premiação de projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano, realizados por jovens cientistas dos níveis de Ensino Fundamental (regular e Educação de Jovens e Adultos – EJA), Médio (regular e EJA), da Educação Profissional de Nível Técnico e do Ensino Superior.
A XI FECIC aconteceu de 09 a 11 de novembro, nas instalações do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense Campus Camaquã, localizado no Bairro Olaria.
O Detetizador UVC Huttech foi premiado na XI FECIC, na Categoria Inovação e Tecnologia, desenvolvida pelos alunos Vinicius dos Santos Reis, Eduardo Machado Behling, Rafael Baginski Garcia - Orientador: Dr. Eder Huttner.
Conheça está tecnologia da Hüttech:
Inovação no Combate a Insetos com Nano-ondas
Empresa de Inovação com sede no Parque tecnológico da PUCRS (TECNOPUCRS) desenvolve tecnologia inovadora para combate a insetos voadores (besouros, mosquitos, mariposas) sem pesticida químico
A empresa Hüttech já vinha desenvolvendo tecnologia robótica para descontaminação de Caixas de Tabaco para exportação em parceria com a ALLIANCE ONE de Venâncio Aires/RS. Há um ano um robô de descontaminação está em operação HüttechUVC/Aghatus.
Após o sucesso da implementação, novas soluções começaram a serem desenvolvidas no combate do Besouro do Fumo e a Mariposa Ephestia.
Foi desenvolvido um equipamento a Base de Nano-Ondas, onde os insetos são atraídos pela luz emitida pela Wave-InsectOFF e mortos pela incidência da Nano-Ondam, tecnologia revolucionaria do ponto de vista ecológico por substitui os inseticidas químicos no controle das pragas.
Por não haver tecnologia similar no mundo a patente foi depositada junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual).
Em estudo piloto para validação da eficácia do equipamento na própria Alliance ONE Venâncio Aires, ao comparar com a tecnologia atual com ferormônio sexual do besouro e a Wave-InsectOFF em ambiente com tabaco cru e em caixas, a Wave-InsectOFF demonstrou 200% mais atração e morte do besouro do fUMO (lasioderma serricorne).
Segundo o CEO da Empresa Eder Huttner, a Descoberta abre um novo caminho para combate de pragas na indústria, ambientes públicos e domésticos. Um piloto da Wave-InsectOFF está se mostrando promissor no combate a mosquitos.
Edição da Feira de ciências do IFSUL campus Camaquã
A HUttech tem uma parceria para receber alunos do IFSUL para estágios. Nesse ano a Huttech e o IFSUL participaram da Feira com a HUTTECH InsectOFF. Os Alunos Vinícios Reis, Eduardo Machado e Rafael Baginski coordenados pelo Professor Leonardo Missiaggia realizaram melhorias no gerenciamento remoto do equipamento pelo celular.
Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura da AHKRGS
A tecnologia da wave-Insect OFF foi apresentada Fórum Internacional de Logística e Infraestrutura da AHKRGS (Câmara de Comércio Brasil Alemanha). O Fórum teve participação de palestrantes de grandes players no mercado de logística, entre eles o Mercado Livre, Msc (Mediterranean Shipping Company).
O combate de vírus, bactérias, fungos e insetos é um desafio no transporte de cargas marítimos ou aeroviário. A disseminação de pragas em escala mundial pode afetar o meio ambiente e a saúde das pessoas.
A possibilidade de descontaminar e combater insetos sem saneantes ou pesticidas químicos é inovadora e vai de encontro da tendência mundial de cuidado com o meio ambiente.
Mais Informações: www.huttech.org