Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Tá Na Mesa

    Saúde

Mpox volta a ser uma emergência sanitária global, diz OMS

A varíola dos macacos, como era então chamada a doença, recebeu o mais alto nível de alerta da organização

Publicada em 15/08/2024 as 05:51h por Por Roberto Peixoto, g1
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou na quarta-feira (14) que a mpox é, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

 

O mais alto nível de alerta da organização havia sido declarado para o surto da "varíola dos macacos", como era então conhecida a doença, no final de julho de 2022. Somente em maio de 2023 que a organização decidiu rebaixar seu status, por causa da diminuição global do número de casos (como também aconteceu com a Covid).

 

Agora a preocupação é com a rápida propagação da mpox - numa variante nova - que vem acontecendo no continente africano, em especial na República Democrática do Congo (RDC), país que vem registrando somente este ano quase 14 mil casos, incluindo 450 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, o Africa CDC.

 

Fora da África, até o momento, "o surto continua com um baixo nível de transmissão", afirmou a OMS.

 

"A OMS está comprometida em coordenar a resposta global nos próximos dias e semanas, trabalhando em estreita colaboração com cada um dos países afetados e alavancando nossa presença local para prevenir a transmissão, tratar os infectados e salvar vidas", disse Tedros Adhanom, diretor-geral da organização nesta quarta-feira.

 

No momento, a avaliação do Ministério da Saúde é de que o risco para o Brasil é baixo. Atualmente, há duas vacinas recomendadas pela OMS contra a doença. No entanto, nenhuma delas está sendo usada de forma ampla no país.

 

Especialistas sugerem a vacinação principalmente em casos de contato com infectados, para evitar surtos - como o do RDC. Uma campanha de vacinação em massa é improvável, a menos que ocorra uma grande emergência sanitária global. Essas ações são consideradas cruciais para proteger os grupos mais vulneráveis.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3589118 | Usuários Online: 240

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados