Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Saúde

RS confirma mais dois óbitos por dengue em 2024

Publicada em 04/03/2024 as 07:37h por
Compartilhe
   
Link da Notícia:

Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), vinculado à Secretaria da Saúde, confirmou na sexta-feira (01/03/2024) o 10º e 11º óbito por dengue no Rio Grande do Sul.

 

 

 

 

Os óbitos confirmados são de:

 

- Homem, 69 anos, residente em Novo Hamburgo. Com comorbidades, ocorrido em 23/02/2024. O município de Novo Hamburgo apresenta incidência de 823,4/100.000 hab. casos prováveis de dengue.

 

- Mulher, 71 anos, residente em Independência. Com comorbidades, ocorrido em 24/02/2024. Município de Independência apresenta incidência de 2.242,6/100.000 hab. casos prováveis de dengue.

 

 

A partir das próxima semana, as informações dos novos óbitos de dengue serão publicadas em twitter.com/SaudeGovRS.

 

A SES reforça a importância de que a população procure atendimento médico nos serviços de saúde logo nos primeiros sintomas. Dessa forma, evita-se o agravamento da doença e a possível evolução para óbito.

 

 

 

 

Principais sintomas:

 

-febre alta (39°C a 40°C), com duração de dois a sete dias,

- dor retroorbital (atrás dos olhos);

 

-dor de cabeça,

 

-dor no corpo,

 

-dor nas articulações,

 

-mal-estar geral,

 

-náusea,

 

-vômito,

 

-diarreia,

 

-manchas vermelhas na pele, com ou sem coceira.

 

 

 

Medidas de prevenção à proliferação e circulação do Aedes, com a limpeza e revisão das áreas interna e externa das residências ou apartamentos e eliminação dos objetos com água parada são ações que impedem o mosquito de nascer, cortando o ciclo de vida na fase aquática.

 

O uso de repelente também é recomendado para maior proteção individual contra o Aedes aegypti.

 

 

 

 

Situação epidemiológica

 

Neste ano, o Rio Grande do Sul já registra 10.387 casos confirmados da doença, dos quais 8.882 são autóctones, que é quando o contágio aconteceu dentro do Estado, com os demais sendo importados (residentes do RS que foram infectados em viagem a outro local).

 

Em 2023, foram mais de 34 mil casos autóctones. Ao todo, foram 54 óbitos em virtude da dengue no ano passado.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3661958 | Usuários Online: 67

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados