Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Saúde

Estudo mostra mais um benefício do kombucha: bebida reduz o nível de glicose em pessoas com diabetes tipo 2

Consumo da bebida por quatro semanas seguidas diminuiu o açúcar no sangue dos participantes

Publicada em 03/08/2023 as 08:53h por Redação O Sul
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Freepik)

Uma alternativa natural e eficaz ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue de pessoas que sofrem com a diabetes tipo 2. A bebida kombucha, estudada por pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln, nos EUA, em parceria com a MedStar Health, diminuiu os níveis médios de glicose no sangue em jejum após um período de quatro semanas.

Esta descoberta foi publicada nesta terça-feira na revista Frontiers in Nutrition. A bebida, criada por chineses no ano 200 aC (antes de Cristo) é preparada a partir da fermentação de chá, geralmente da espécie Camelia sinensis, conhecida como chá-da-índia, ou outras alternativas como o mate a infusão de hibisco), por uma cultura de bactérias e leveduras.

O projeto de pesquisa dividiu os participantes diagnosticados com diabetes tipo 2 em dois grupos. Um deles, bebendo cerca de 240 ml de kombucha por dia enquanto o outro recebia uma bebida placebo diariamente durante quatro semanas. Em seguida, após um período de dois meses para “lavar” os efeitos biológicos das bebidas, o kombucha e o placebo eram trocados entre os grupos por mais quatro semanas. Nenhum deles foi informado sobre qual bebida estavam recebendo no momento.

Houve uma diminuição de 164 para 116 miligramas por decilitro de açúcar no sangue dos participantes enquanto consumiam a bebida fermentada, já a diferença após quatro semanas com o placebo não foi significativa. De acordo com as diretrizes da Sociedade Americana de Diabetes, é recomendado que os níveis de açúcar no sangue antes das refeições estejam entre 70 e 130 miligramas por decilitro.

Os pesquisadores também analisaram A composição de microrganismos fermentadores presentes no kombucha também foi analisada, para determinar quais ingredientes poderiam ser os mais ativos. Dessa forma, foi encontrado na bebida principalmente bactérias do ácido láctico, bactérias do ácido acético e uma forma de levedura chamada Dekkera, com todos os micróbios presentes em medidas iguais.

“Conseguimos fornecer evidências preliminares de que uma bebida comum pode ter efeito sobre o diabetes. Esperamos que um estudo muito maior, usando as lições que aprendemos neste estudo, possa ser realizado para dar uma resposta mais definitiva à eficácia do kombucha na redução dos níveis de glicose no sangue e, portanto, prevenir ou ajudar a tratar o diabetes tipo 2”, diz o autor principal da pesquisa, Chagai Mendelson, que estava trabalhando no laboratório de Merenstein em Georgetown, nos EUA, enquanto completava sua residência na MedStar Health.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3592647 | Usuários Online: 218

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados