Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

A Cidade é Nossa

    Rio Grande do Sul

O sol se pondo dá uma sensação de desespero: moradores que perderam casa na enchente do RS estão sem luz e água

29 famílias reconstruíram as próprias casas com ajuda de doações em Cruzeiro do Sul. Iluminação é feita com velas e lanternas, e residentes tomam banho de balde

Publicada em 15/03/2025 as 05:59h por Por Michelle Pértile, RBS TV
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Após perderem tudo na enchente que atingiu o Rio Grande do Sul em maio de 2024, 29 famílias de Cruzeiro do Sul, no bairro Passo de Estrela, agora enfrentam um novo desafio: a falta de água e luz nas moradias recém-construídas.

 

 

Atualmente, as famílias que já se mudaram para a nova estrutura precisam buscar a própria água, abastecer caixas e tomar banho de balde. Para conseguirem se refrescar, congelam litrões de água na casa de amigos e armazenam em caixas de isopor.

 

 

À noite, a iluminação é feita com velas e lanternas. Por conta do calor intenso dentro de casa e a falta de ar-condicionado ou ventilador, os residentes passam o período noturno na rua, aguardando a temperatura ficar amena para dormir.

 

 

"O sol se pondo dá uma sensação de desespero porque tu sabe que vai passar a noite inteira na rua, caminhando", desabafa Maria Rita.

 

 

Os moradores conseguiram reconstruir as casas com ajuda de doações em um terreno adquirido com recurso próprio.

 

 

"Você perdeu tudo na enchente. Hoje, (se) você tem uma geladeira, não pode ligar, tem uma máquina de lavar roupa, mas não tem energia, não tem água", explica Sérgio Pereira, marido de Maria. Ele trabalha com sucatas em Cruzeiro do Sul.

 

 

Depois de perder a casa própria na cheia, os moradores estavam morando de aluguel. Como uma necessidade de reduzir gastos, eles precisaram se mudar para a casa nova. O Maicon vai para a casa que construiu para ele, a esposa e o filho de três anos nesta semana.

 

 

"Não consigo mais pagar aluguel. Infelizmente eu vou ter que trazer minha família sem água e sem luz. É como ver um sonho e não poder usufrui desse sonho", explica.

 

 

A RGE afirma que o projeto elétrico está aprovado desde janeiro, mas apenas em fevereiro recebeu o pedido de conexão. Agora, o próximo passo será o envio do orçamento para que os moradores decidam se a execução da obra segue com a companhia ou outra empresa.

 

 

Já a Corsan pontua que ainda não há definição clara de ruas e lotes no local, por isso não é possível implementar o sistema de abastecimento de água. Disse também que um arquiteto desenvolve o projeto para regularização da área e que está disponível para reunião de alinhamento com todos os envolvidos.

 

 

A prefeitura de Cruzeiro do Sul afirma que o terreno é dos moradores e que eles construíram de forma regular no local.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3752801 | Usuários Online: 31

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados