Nove pessoas foram resgatadas de um elevador em pane neste sábado (4), em Bento Gonçalves, na Serra do RS. O equipamento parou de funcionar e ficou preso o subsolo do prédio, onde não há porta de acesso. Bombeiros precisaram quebrar uma parede lateral para resgatar as duas famílias.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os técnicos de manutenção do equipamento constataram que o elevador ficou travado por excesso de peso. O equipamento tem capacidade para 8 pessoas ou 600kg.
O elevador não despencou, mas desceu até o subsolo e ficou parado. Antes da chegada dos bombeiros, a síndica do condomínio tentou reiniciar o elevador, que não respondeu aos comandos. As famílias ficaram cerca de 2 horas presas no local. Entre as pessoas, havia duas crianças.
O resgate foi registrado em vídeo pelos bombeiros. Nas imagens, é possível ver que eles usam um martelete rompedor e uma marreta para fazer a abertura na parede e ter acesso a porta do elevador.
De acordo com o sargento Pablo Moreira, esse tipo de resgate geralmente é feito diretamente pela porta do elevador, mas, como não havia acesso, o único recurso foi quebrar a parede.
As nove pessoas foram retiradas em segurança e ninguém ficou ferido.