O ex-governador do Rio Grande do Sul Alceu Collares morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 97 anos. Ele estava internado desde o dia 16 deste mês no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, com pneumonia. A causa da morte foi falência múltipla de órgãos.
Na segunda-feira (23), o hospital havia informado que o estado de saúde do ex-governador tinha piorado e que seu quadro era gravíssimo. Collares estava no CTI (Centro de Tratamento Intensivo) do Mãe de Deus. Ele era portador de enfisema pulmonar havia oito anos. O óbito ocorreu às 2h40min desta terça.
“O Hospital Mãe de Deus comunica com pesar o falecimento do ex-governador Alceu de Deus Collares nesta terça-feira (24), às 2h40min, em decorrência de falência múltipla de órgãos. Aos 97 anos, ele havia sido internado no dia 16 de dezembro. Consternados, expressamos nossas condolências à família e amigos, compartilhando a dor pela perda”, informou o hospital.
Casado com Neuza Canabarro, ex-secretária estadual da Educação, Collares é o único governador negro eleito na história do Estado. Natural de Bagé, na Região da Campanha, ele comandou o Palácio Piratini de 1991 a 1995.
Liderança do PDT gaúcho, Collares também foi prefeito de Porto Alegre, de 1986 a 1989, vereador e deputado federal. Ele era formado em Direito pela Ufrgs (Universidade Federal do Rio Grande do Sul).