Morreu nesta quinta-feira o prefeito eleito pelo PP em Arroio dos Ratos, Jaury Gonzales da Cunha, aos 65. O político lutava contra um câncer e foi internado em uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) antes de ir a óbito.
Jaury chegou a estar ausente durante as últimas semanas de campanha para cuidar da saúde. Mesmo assim, antes do agravamento do quadro, conseguiu ir às ruas e, em vídeos em redes sociais, aparece em carreatas e outros eventos de cunho eleitoral.
Ele recebeu o apoio de 3.269 eleitores da cidade que compõe a Região Metropolitana de Porto Alegre e foi eleito com 41,80% dos votos válidos.
O vice-prefeito eleito, Renato Feiten, do MDB, irá assumir o cargo a partir de 1º de janeiro de 2025.
Jaury já havia sido prefeito de Arroio dos Ratos entre 1993 e 1996, pelo PDS. Ele era tido como uma pessoa querido pelo cidadãos da cidade.
A despedida ocorreu na Sociedade Última Hora (Arroio dos Ratos), aberta a partir das 23h para que os familiares e amigos pudessem aguardar o início da cerimônia fúnebre, que aconteceu às 01h da manhã de sexta-feira. O encerramento e homenagem com cortejo foi na sexta, às 16h.