Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Os Sucessos da Cidade

    Rio Grande do Sul

Presidente Lula sanciona lei que torna rodeios crioulos atividade da cultura popular

Nova lei traz dispositivos sobre defesa sanitária animal e de proteção à saúde e à integridade física dos animais, compreendendo o transporte e a acomodação deles. Esporas pontiagudas estão vetadas

Publicada em 24/10/2024 as 07:31h por Por Giovani Grizotti
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sancionou a Lei 15.008/24, que regulamenta o rodeio crioulo como atividade da cultura popular. A nova norma teve origem em projeto do deputado federal Giovani Cherini (PL-RS), aprovado na Câmara e pelo Senado.

 

Segundo o texto, a nova lei traz dispositivos sobre defesa sanitária animal, exigindo atestados de vacinação contra a febre aftosa e de controle de anemia infecciosa equina; e de proteção à saúde e à integridade física dos animais, compreendendo o transporte e a acomodação deles. As esporas pontiagudas estão vetadas.

 

A lei também obriga os organizadores de rodeio a contratar seguro de vida e invalidez permanente para as pessoas envolvidas diretamente com as provas, como peões, laçadores, juízes e narradores.

 

Segundo estudo da Universidade Feevale, os rodeios crioulos movimentam R$ 2 bilhões por ano no RS. Com origem no estado, acontecem ainda em outros estados, como SC e PR. Um dos maiores eventos do gênero, o Rolantchê Internacional, acontece de 14 a 17 de novembro, em Rolante.

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3608014 | Usuários Online: 41

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados