A Bunge, líder global nos setores de alimentos e agronegócios, doou 10 toneladas de farelo de soja para a Associação Brasileira de Estudo das Abelhas (A.B.E.L.H.A.) para auxiliar os apicultores do Rio Grande do Sul, que sofreram perdas significativas devido às enchentes. As adversidades climáticas impediram os enxames de estocar alimentos suficientes para o inverno.
O farelo de soja, combinado com açúcar, será utilizado na alimentação dos polinizadores até que a vegetação local se recupere. A doação foi realizada através do projeto Semêa, desenvolvido pela Fundação Bunge, que promove a agricultura de baixo carbono e práticas regenerativas para preservar solo, florestas e água.
Ana Asaad, diretora-executiva da A.B.E.L.H.A., afirmou: "Vamos distribuir o farelo de soja para apicultores de todo o estado, com o apoio da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e de um apicultor associado à Federação Apícola do Rio Grande do Sul (Fargs). Os produtores receberão orientações sobre como preparar a ração para as abelhas."
Segundo levantamento da Federação Apícola e de Meliponicultura do RS, Embrapa e MAPA, aproximadamente 17 mil colmeias foram destruídas nas enchentes de maio de 2024. Este número pode aumentar significativamente, possivelmente chegando a 40 mil colmeias, se forem consideradas as colmeias parcialmente atingidas e em risco devido à falta de alimentos. A ausência de abelhas pode impactar a polinização de diversas plantas e a produtividade agrícola, incluindo culturas como maçã e melancia.
SOBRE A A.B.E.L.H.A.
A Associação Brasileira de Estudos das Abelhas tem como objetivo liderar a conservação de abelhas e outros polinizadores, reunindo e divulgando informações científicas para promover a biodiversidade e a convivência sustentável entre a agricultura e os polinizadores.
SOBRE A FUNDAÇÃO BUNGE
A Fundação Bunge, entidade social da Bunge no Brasil, atua há mais de 60 anos para gerar impactos positivos na sociedade, promovendo a diversidade, direitos humanos, economia de baixo carbono, ciência e preservação da memória. A Bunge, líder mundial no processamento de sementes oleaginosas, conecta agricultores a consumidores, fornecendo alimentos, nutrição animal e combustíveis, colaborando com seus clientes para desenvolver soluções inovadoras para as necessidades alimentares globais.