O caminhão guindaste que transportava um equipamento do radar meteorológico instalado em Montenegro, a cerca de 70 km de Porto Alegre, tombou em uma ribanceira enquanto se deslocava para realizar o içamento. O motorista ficou ferido e precisou de atendimento médico. O acidente ocorreu na quinta-feira (1º).
Em nota, o governo do estado informou que o homem que conduzia o caminhão "foi socorrido imediatamente" e que as operações no local foram suspensas. Segundo o Executivo, será feita um nova avaliação sobre a instalação. O equipamento não teve danos.
O radar vai monitorar dados meteorológicos da Região Metropolitana de Porto Alegre em um raio de 150 km. O equipamento prevê atualizações a cada 15 segundos, proporcionando um monitoramento em tempo real de chuvas, ventos e temporais.
Radar meteorológico instalado em Montenegro, no RS — Foto: Divulgação/Defesa Civil
O radar veio da República Tcheca e chegou ao Brasil em junho, durante as enchentes que deixaram 182 mortos, 29 desaparecidos e 806 feridos.
A escolha da cidade de Montenegro foi anunciada pelo governo estadual em 18 de abril. A medida levou em consideração a posição estratégica, que permite mapear a Região Metropolitana de Porto Alegre, o Vale do Taquari e parte da Serra. A área concentra uma população significativa e ainda não contava com um monitoramento mais preciso, segundo o estado.
Nota do governo do RS
A Defesa Civil estadual informa que, nesta manhã (1/8), o caminhão guindaste que içaria o equipamento de um radar para a torre instalada sobre o Morro São João, em Montenegro, tombou enquanto rumava para o local. O motorista da empresa Irigaray Guindastes e Transportes estava consciente, foi socorrido imediatamente e levado para avaliação hospitalar.
A Climatempo, contratada pelo Estado para fornecimento de serviço de monitoramento meteorológico e responsável pelo radar, suspendeu as operações no local. A empresa fará um novo diagnóstico sobre a instalação do equipamento, que estava em local próximo à torre e não teve danos.
O acesso ao local permanecerá fechado para civis e imprensa, em razão do risco de novos incidentes e para que seja avaliada a oportuna retirada do veículo que tombou. O Corpo de Bombeiros de Montenegro acompanha as ações.