Após um infarto fulminante, faleceu na sexta-feira, 5, o comunicador, Alberto Tofani, mais conhecido como Xicão Tofani. Ícone da televisão gaúcha, ele retratava os bastidores das festas e casas noturnas porto-alegrenses. Portador de Chron, doença intestinal inflamatória e crônica, que afeta o revestimento do trato digestivo, já estava afastado da bancada do programa da Rede Pampa 'Atualidades Pampa' há dois meses para realizar o tratamento da doença autoimune.
Conforme relato da apresentadora da atração, Magda Beatriz, ela conversou com Xicão ainda ontem, 4, quando estava retornando do hospital, após realizar um procedimento de hemodiálise."É difícil dizer isso, mas ele foi em paz da melhor maneira possível. Ficará no coração e na memória de todos nós e de todo o estado do Rio Grande do Sul, pela pessoa excepcional que o Xicão Tofani sempre foi. Sempre amigo, sempre feliz. Só sentimentos por seus familiares e estamos todos nós chocados", relatou ela, durante a transmissão.
O programa, inclusive, realizou diversas homenagens a Xicão. Também foi ressaltado que estava com planos para se candidatar a vereador, em Porto Alegre, pelo MDB. "Ele estava se organizando e estava motivado. Mesmo estando há mais de um mês no hospital, manifestava o interesse e a vivacidade de que efetivamente iria concorrer", salientou o jornalista Airton Ruschel, que também integra a bancada do 'Atualidades Pampa'.
A cerimônia de despedida de Xicão será realizada amanhã, 6, na capela nove do cemitério João XXIII (Avenida Natal, 60, bairro Medianeira), em Porto Alegre, das 8h às 17h.
Sobrevivente da Covid-19
Em outubro de 2020, Xicão foi internado por 40 dias no hospital, em decorrência de ter positivado para a Covid-19. Mesmo após deixar o local, seguiu por meses em tratamento, devido a diversas sequelas ocasionadas pelo novo coronavírus. Toda a jornada até a cura foi retratada no livro 'Covid - Da morte para a vida - A odisseia de Xicão Tofani', lançado em 2023.
Trajetória de festas
Formado em Jornalismo e também em História, há mais de três décadas como colaborador da Rede Pampa, Xicão atuava na Comunicação há 41 anos. Em relato à reportagem de Coletiva.net, disse que a paixão pela vida noturna começou após iniciar um relacionamento com uma ex-Miss Brasil e vice Miss Mundo. Isso porque passou a acompanhá-la nos trabalhos e, ao conhecer o mundo fashion e glamouroso em que ela vivia, encantou-se. Após, quando regressou ao Brasil após diversas viagens, teve a ideia de criar um programa que abordasse a temática, o 'Miss TV'.
A partir de então, procurou a TV Bandeirantes, que comprou a ideia e o possibilitou estrear nas telas gaúchas. Ele também apresentou o programa 'Pappali', na Universal FM, hoje Continental, pertencente à Rede Pampa. Por mais de duas décadas, apresentou o programa 'Xicão Tofani', também na TV Pampa. Ainda acumulou na carreira passagens pela TV Urbana e também no extinto canal 20, bem como participou dos esportivos 'Grenal Futebol Clube' e 'Dupla em Debate', da rádio Grenal.
Confira a nota da Rede Pampa na íntegra:
Com imensa tristeza, a Rede Pampa informa o falecimento de seu comunicador Xicão Tofani, ocorrido na noite desta sexta-feira (5), em Porto Alegre.
Xicão atuava há duas décadas e meia na TV Pampa. Nos últimos anos, abrilhantando a bancada do programa Atualidades Pampa, eleito três vezes consecutivas o melhor programa de TV do Rio Grande do Sul.
Formado em história e jornalismo, Xicão completou mais de 40 anos de carreira como comunicador de rádio e TV. Em 2019, lançou sua biografia, "Xicão Tofani: Além da noite". No ano passado, relatou sua luta contra a Covid na obra "Da morte para a vida - A odisseia de Xicão Tofani". Nos últimos anos, Xicão intensificou a sua luta contra a Doença de Crohn e sequelas da Covid-19.
A Rede Pampa expressa suas condolências aos familiares, amigos e aos milhares de telespectadores e admiradores do eterno Xicão Tofani.