O temporal que atingiu o Rio Grande do Sul no fim de semana provocou alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Em Farroupilha, na Serra, um vídeo registrou como o volume de água da cascata do Parque Salto Ventoso no domingo (16) aumentou após a chuva, assemelhando-se com uma cachoeira.
A cascata tem 56 metros de altura e está sobre uma gruta de 200 metros de comprimento. Com as fortes chuvas, houve aumento da vazão do Arroio Pinhal, que banha o ponto turístico. O fluxo de água adquiriu coloração de barro.
Uma queda d'água pode ser considerada cascata quando ocorre desde uma formação rochosa que faz com que a água caia sobre degraus ou declives acidentados. Já a cachoeira é quando a queda não tem interrupção, quando a água desce diretamente ou com poucos obstáculos.
De acordo com a Prefeitura, choveu 161 milímetros no município entre as manhãs de sábado (15) e a da segunda (17). O nível já é maior que o previsto para todo o mês de junho — 152 mm.
Não foram registrados danos à estrutura do parque, segundo os responsáveis pelo espaço. O local deve reabrir nos próximos dias.
Cidades atingidas
Segundo a Defesa Civil estadual, 19 cidades no RS sofreram prejuízos devido ao temporal no final de semana.
Em Bom Princípio, um empresário foi encontrado morto da olaria da qual era proprietário após o espaço alagar.
Em São Sebastião do Caí, famílias começaram a sair de casa depois que o nível do rio subiu mais de 40 centímetros em 1 hora.
Em Igrejinha, bairros alagaram com o avanço da água do Rio Paranhana.
Em Dom Pedro de Alcântara, ocorreu um deslizamento de terra que fez com que um santuário religioso desabasse.