Guaíba recebeu cerca de 20 toneladas de alimentos de empresários de Itapema, Santa Catarina, na noite de terça-feira (7). As doações serão encaminhadas para cerca de 70 abrigos que estão recebendo mais de 11 mil vítimas da enchente histórica que atingiu a cidade e Eldorado do Sul, nos últimos dias.
Os mantimentos foram recebidos pelo prefeito Marcelo Maranata e mais de 30 voluntários, que fizeram uma corrente humana para deixar na sede da prefeitura municipal. "Nós estávamos sem quilos de feijão e sem quilos de massa, estava zerado o estoque", disse Maranata.
O caminhão chegou depois de a BR-116 ser liberada excepcionalmente para o auxílio às pessoas que foram atingidas pelos alagamentos. Segundo o coordenador, esse é o primeiro caminhão que chega na cidade, com 20 toneladas, e a previsão é entregar o total de 200 toneladas nos próximos dias.
A mobilização é de empresários de Itapema que mobilizaram toda a comunidade do litoral catarinense para arrecadar alimentos não perecíveis às vítimas do Rio Grande do Sul. Outras doações foram entregues aos afetados de Canoas e das cidades do Vale do Taquari.