Após a ocorrência de temporais e rajadas de vento que voltaram a causar transtornos à população de várias regiões do Rio Grande do Sul, mais de 170 mil endereços residenciais e comerciais permaneciam sem luz por no início da noite dessa sexta-feira (22). Outros 54,7 mil continuavam com torneiras secas.
No caso da falta de energia, o levantamento abrange 142.346 pontos atendidos pela CEEE Equatorial (número equivalente a 7,36% dos clientes da concessionária) e 31 mil pela empresa RGE Sul (1%).
Além disso, dez cidades ainda enfrentavam falta total ou parcial em serviços de telefonia e internet. São seis na área de abrangência da operadora Vivo, três da Tim e uma da Claro. As informações são atualizadas por meio de três boletins diários (9h, 14h e 18h) no site estado.rs.gov.br.
“Os dados são reunidos pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura [Sema], que atua na intermediação junto às concessionárias para que os serviços sejam retomados o mais rapidamente possível, com prioridade aos serviços essenciais.
Desabastecimento programado
Na próxima quarta-feira (27), a realização de serviço agendado pelo Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) na Zona Sul de Porto Alegre pode causar desabastecimento em partes dos bairros Aberta dos Morros, Campo Novo e Vila Nova. A situação deve ser normalizada no início da noite, podendo demorar um pouco mais em pontos de maior elevação.
Após paradas mais longas, a água tende a apresentar coloração e gosto alterados por causa do desprendimento de micropartículas nas paredes internas da tubulação, mas sem riscos à saúde. Caso o aspecto normal do líquido demore a voltar, deve ser acionado o tele fone 156 (opção 2) ou o número de whatsapp (51) 3433-0156.