Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Rio Grande do Sul

Saiba como pedir ressarcimento de equipamentos elétricos danificados após temporal no RS

Solicitação pode ser feita para a concessionária responsável pelo serviço. De acordo com a Aneel, CEEE Equatorial pagou R$ 33 milhões e RGE, R$ 34 milhões, em compensações aos consumidores, em 2023

Publicada em 22/01/2024 as 08:44h por Por Jeferson Ageitos, RBS TV e g1 RS
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Os consumidores que tiveram aparelhos eletrônicos danificados por conta da falta de energia elétrica após o temporal que atingiu o Rio Grande do Sul, na última terça-feira (16), podem solicitar o ressarcimento à concessionária responsável pelo serviço.

 

A cuidadora de idosos Michelle Silva de Pelippetto perdeu móveis e eletrodomésticos durante a tempestade.

 

"Estourou dois ventiladores, um da sala e o do quarto. Meu carregador tava na tomada, estourou também. Eu perdi eletrodomésticos, perdi a comida da geladeira, não deu pra fazer nada", conta a moradora.

 

 

 

Veja como pedir

 

?? O primeiro passo é procurar a empresa e relatar o problema. O contato pode ser feito por telefone, internet ou presencialmente. Para agilizar o processo, o cliente pode apresentar documentos como fotos e vídeos.

 

A concessionária deverá fazer uma inspeção em até 10 dias. A empresa terá mais 15 dias para informar o consumidor sobre o resultado da solicitação. Se o pedido for aceito, o reparo do equipamento ou ressarcimento será realizado dentro do prazo de até 20 dias.

 

Se o pedido não for aceito, o consumidor pode procurar a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ou o Procon.

 

 

 

Veja como pedir ressarcimento  — Foto: Reprodução/ RBS TVVeja como pedir ressarcimento — Foto: Reprodução/ RBS TV

 

 

 

Todos têm direito?

 

A resolução da Aneel Nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021, estabelece que as distribuidoras não precisam fazer reembolsos quando há decretos de emergência ou calamidade pública vigentes.

 

No entanto, a Defensoria Pública do estado garante que, mesmo assim, é possível solicitar o reembolso.

 

"Nós buscamos uma tratativa extrajudicial com as distribuidoras de energia elétrica para que haja uma resolução. E, não havendo então essa possibilidade, nós entendemos que há sim o direito do consumidor que foi violado", afirma o defensor público Rafael Magagnin.

 

 

 

 Resolução da Aneel Nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/ RBS TVResolução da Aneel Nº 1.000, de 7 de dezembro de 2021 — Foto: Reprodução/ RBS TV

 

 

Ainda segundo o órgão, é possível pedir o abatimento da conta de luz pelos dias sem energia elétrica. As pessoas que trabalham em casa e tiveram perdas provocadas pela falta de energia ou descarga elétrica podem pedir o reembolso.

 

De acordo com a Aneel, a CEEE Equatorial pagou R$ 33 milhões e RGE, R$ 34 milhões, em compensações aos consumidores, no ano passado.

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3632662 | Usuários Online: 55

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados