Nesta terça-feira (26), a chuva intensa e que atinge quase sem trégua do Rio Grande do Sul desde o início do mês fez nova vítima. Trata-se de uma idosa que morreu após o carro de sua família ser arrastado por enxurrada em uma estrada de chão-batido na cidade de Barra do Ribeiro. O caso deve ampliar para 50 a contagem oficial de perdas humanas diretamente associadas ao desastre climático no Estado.
A vítima foi identificada como Elisabete Terezinha da Silva Nunes, 60 anos. De acordo com informações da Brigada Militar (BM), a intensidade da água causou o rompimento de um trecho da estrada enquanto o motorista de um Chevrolet Celta tentava cruzar a área. O veículo acabou levado pela correnteza, até cair em um riacho.
Após sair do carro, o condutor conseguiu retirar os dois netos que estavam com o casal. Mas não deu tempo de salvar a esposa. Um mergulhador do Corpo de Bombeiros localizou o corpo de Elizabete.
Vítimas anteriores
Balanço atualizado pela Defesa Civil estadual na noite desta terça-feira contabiliza os óbitos causados pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado. A maioria das vítimas residia na região do Vale do Taquari, uma das mais atingidas. Confira a estatística:
– Muçum: 16.
– Roca Sales: 12.
– Cruzeiro do Sul: 5.
– Bom Retiro do Sul: 1.
– Lajeado: 3.
– Colinas: 2.
– Estrela: 2.
– Ibiraiaras: 2.
– Encantado: 1.
– Imigrante: 1.
– Mato Castelhano: 1.
– Passo Fundo: 1.
– Santa Tereza: 1.
– São Valentim do Sul: 1.
Deparecidos
– Muçum: 3.
– Lajeado: 2.
– Roca Sales: 2.
– Arroio do Meio: 1.
– Encantado: 1.
Outros dados
– Municípios atingidos: 107.
– Total de pessoas afetadas: 402.297.
– Pessoas resgatadas: 3.130.
– Desabrigados registrados: 5.216.
– Desabrigados no momento: 490.
– Desalojados: 22.283.
– Feridos: 943.
Orientações
É possível se cadastrar para receber os alertas meteorológicos, que servem também como prevenção. Basta enviar o CEP de sua localidade por SMS para o número 40199. Em seguida, é recebida uma confirmação, habilitando assim ao recebimento das informações.
Também é possível fazer cadastro via aplicativo Whatsapp. Para ter acesso ao serviço, é necessário se cadastrar pelo telefone (61) 2034-4611 e, em seguida, interagir com o chatbot (robô de atendimento), enviando um simples “Oi”.
Após essa primeira interação, o usuário poderá compartilhar sua localização atual ou escolher qualquer outra do seu interesse e, dessa forma, receber as mensagens que serão encaminhadas pelos órgãos de Defesa Civil.