Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Tá Na Mesa

    Rio Grande do Sul

Ponte pênsil que caiu entre SC e RS passou por manutenção há três dias, diz prefeitura

Conforme o município de Passo de Torres, foram feitos reparos nos cabos, tirantes, tela e estrados na sexta-feira (17)

Publicada em 21/02/2023 as 08:43h por G1 SC
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: omunicipioblumenau.com.br)

A prefeitura de Passo de Torres, no Sul catarinense, afirmou que a ponte pênsil que liga a cidade a Torres, e que caiu quando ao menos 50 pessoas a atravessavam na madrugada de segunda-feira (20), passou por manutenção preventiva na sexta-feira (17).

 

Conforme o município, foram feitos reparos nos cabos, tirantes, tela e estrados (leia nota na íntegra abaixo).

 

A queda de um dos cabos de sustentação ocorreu quando moradores passavam pela estrutura após as festas de carnaval do lado catarinense. Até as 12h40, a prefeitura da cidade havia confirmado que seis pessoas estavam desaparecidas (entenda mais abaixo).

 

Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra o momento da queda com dezenas de pessoas sobre a estrutura (assista acima). Inaugurada em 1980, a ponte tem limite máximo de 20 pessoas (uma placa no local informa).

 

"A manutenção dos cabos de sustentação das cabeceiras e troca das pranchas de madeira são realizadas com frequência pelo município, sendo registradas nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a última manutenção preventiva do local com o reparo nos cabos, tirantes, tela e estrados", informou o município catarinense.

 

Desaparecidos

 

Até as 12h30 não havia informações sobre as identificações dos desaparecidos.

 

Em comunicado, a prefeitura de Passo de Torres disse que "não há confirmação de que essas pessoas estavam no local no momento da queda ou em outro lugar, como na casa de amigos ou familiares".

 

Divulgou também que "os familiares relataram a falta das pessoas e, diante do acontecido, informam as autoridades competentes".

 

'Muita gente saindo do rio', relata mulher que passava por ponte

 

Buscas

 

O Corpo de Bombeiros Militar de Passo de Torres faz buscas na água desde o início da manhã em busca de possíveis vítimas da queda.

 

Ao menos oito bombeiros militares e quatro comunitários, além de lanchas e botes de resgate atuam. Um helicóptero da corporação também foi acionado para sobrevoar a área.

 

Conforme a corporação de Santa Catarina, a maioria das pessoas saiu a nado do local após cair no Rio Mampituba. No entanto, "não se sabe da possibilidade de vítimas submersas".

 

"O CBM-SC pede para que as pessoas que tiverem familiares desaparecidos e que possivelmente estariam no local, busquem as forças de segurança informando o desaparecimento. Assim as buscas por vítimas serão feitas de forma mais concreta", informou.

 

O prefeito de Passo de Torres, Valmir Rodrigues, foi até o local nesta manhã e acompanha a situação. Segundo ele, alguns feridos foram encaminhados para o hospital logo após serem retirados da água.

 

"Muito triste. Agora é ficar solidário com as pessoas e torcer para que não haja nenhuma outra vítima", disse.

 

Inicialmente, a prefeitura da cidade gaúcha informou que havia cerca de 100 pessoas na estrutura. Os bombeiros catarinenses, às 7h27 desta segunda, informaram em nota que "relatos iniciais apontam que haviam mais de 50 pessoas sobre a ponte no momento do ocorrido".

 

Bombeiros militares de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul trabalham no local.

 

O que diz a prefeitura de Passo de Torres

 

"A prefeitura de Passo de Torres vem a público informar que lamenta o incidente ocorrido na Ponte Pênsil sobre o Rio Mampituba, na divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, nesta segunda-feira, 20 de fevereiro, aproximadamente às 2h50min, acontecido pelo excesso de pessoas, onde um dos cabos rompeu, visto que a capacidade da ponte, informada nas cabeceiras, é de 20 pessoas.

 

As corporações militares estão atuando desde o momento do acidente, concedendo todo o apoio necessário à eficácia da operação. O Corpo de Bombeiros Militar e Comunitário do Rio Grande do Sul, Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e Batalhão de Operações Aéreas empregam todos os esforços técnicos nas buscas e atendimento aos envolvidos.

 

Segundo o capitão do Corpo de Bombeiros Militar de Passo de Torres/SC, Eric Gomes Vamerlati, informou que até o momento, (12h30min desta segunda-feira), seis pessoas estão desaparecidas, porém, não há confirmação de que estavam no local ou que tenham caído no rio.

 

Isto é, os familiares relataram a falta das pessoas e, diante do acontecido, informam as autoridades competentes. Desse modo, podem os desaparecidos estarem em outro lugar, que não seja do acidente, como na casa de amigos ou familiares.

 

O Governo do Município formou um Comitê Gestor para tratar do caso, a fim de adotar as medidas cabíveis, salientando-se que segue à disposição de todos.

 

Manutenção

 

A manutenção dos cabos de sustentação das cabeceiras e troca das pranchas de madeira são realizadas com frequência pelo município, sendo registradas nesta sexta-feira, 17 de fevereiro, a última manutenção preventiva do local com o reparo nos cabos, tirantes, tela e estrados.

 

Boletim médico

 

Conforme o sargento do Corpo de Bombeiros Militar de Torres/RS, Jeferson França, não há nenhuma morte confirmada e ninguém em estado grave ou hospitalizado até o momento."




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3589337 | Usuários Online: 306

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados