Às 23h deste domingo (15), o Tribunal Superior Eleitoral atualizou a lista dos 15 vereadores eleitos nas eleições de 2020 no município de Camaquã.
CONHEÇA OS VEREADORES ELEITOS
Luciano Cabeça (PSDB) – 1.483 votos
Vitor Azambuja (PP) – 1.307 votos
Bonus (REPUBLICANOS) – 1.192 votos
Vinícius Araújo (MDB) – 911 votos
Renato Cabelereiro (PSDB) – 890 votos
Mazinho (PSDB) – 857 votos
Neco (PSDB) – 845 votos
Mano Martins (DEM) – 814 votos
Marivone Ramos (PT) – 775 votos
Eva Rosi (PSDB) – 759 votos
Ronaldinho Renocar (PP) – 742 votos
Prof Claiton Silva (PDT) – 696 votos
Ilson Meireles (PP) – 619 votos
Marcio Nunes (MDB) – 549 votos
João Pedro Grill (PSB) – 549 votos
Nem todos candidatos mais votados nas eleições municipais de 2020, assumiram uma cadeira no legislativo, isso porquê, a sigla partidária precisa atingir o quociente eleitoral para um candidato chegar ao cargo.
ENTENDA COMO FUNCIONA
Nas eleições proporcionais - de vereadores, deputados federais e estaduais - é adotado o quociente eleitoral, que define a quantidade de votos necessária para um candidato chegar ao cargo.
O cálculo é feito de forma simples: toma-se a quantidade total de votos válidos (excluindo-se os votos brancos e nulos), que é dividida pela quantidade de cadeiras na Câmara Municipal. Embora o valor exato só seja conhecido após o encerramento das apurações, por eleições anteriores é possível uma aproximação da quantidade de votos necessários para eleger um vereador. Em Fortaleza, em 2016 este número foi de 29.200 votos, enquanto em 2012 eram necessários 29.050 apoios na urna para ganhar uma vaga no Legislativo municipal.
Até o início deste ano havia a expectativa que o quociente eleitoral fosse diminuir em 2020, devido ao cancelamento dos títulos eleitorais de quem não realizou o cadastramento biométrico em 2019 - somente em Fortaleza, foram 373 mil pessoas. No entanto, devido à pandemia de coronavírus, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou que não seria usada a biometria nas eleições deste ano, e quem não se cadastrou pôde votar normalmente.
O quociente eleitoral, no entanto, é válido para os partidos políticos, e não para um candidato em específico. A quantidade total de votos recebida pelo partido, dividida pelo quociente eleitoral, determina o quociente partidário - que é a quantidade de vereadores que o partido elege. Os partidos determinam, antes das eleições, uma lista com ordem de prioridade para seus candidatos.
Candidaturas que tenham recebido individualmente votos acima do quociente estão automaticamente eleitas. Caso sobrem vagas destinadas ao partido, elas serão preenchidas pelas candidaturas na ordem de prioridade definida pela lista. Todavia, é necessário que uma candidatura tenha votos equivalentes a no mínimo 10% do quociente eleitoral para que ela possa ser eleita.
As eleições de 2020 trazem também uma alteração em relações às anteriores: não existem mais coligações para cargos proporcionais. Desta forma, cada partido deve buscar individualmente os votos para vereadores, reduzindo o efeito dos "puxadores de votos".
Partidos como o PTB do candidato Robson Marques (952 votos) e PSB de Ivana de Paula (670 votos) não conseguiram atingir o quociente eleitoral, apesar da ótima votação dos candidatos, não foi suficiente para garantir uma cadeira no legislativo camaquense.
VEREADORES QUE NÃO CONSEGUIRAM A REELEIÇÃO EM CAMAQUÃ
Vereador Marcelinho (PP) e Nica Puschnerat (PSDB) não tentaram à reeleição nas eleições municipais de 2020, isso porquê, o vereador Marcelinho se candidatou à prefeito de Camaquã, sendo o terceiro mais votado, enquanto Nica, abriu mão de sua vaga no Legislativo, para o seu marido, Neco Puschnerat (PSDB), eleito com 845 votos.
Já os vereadores Marco Longaray (PT), Fabiano Medeiros (PDT), Paulinho Bicicletas (Republicanos), Claudinho Abreu (MDB), Ivana de Paula (PSD), Leomar Boeira (MDB), Marconi Dreckmann (DEM) não conseguiram se reeleger. Confira a votação:
Marco Longaray (PT) - 533 votos
Fabiano Medeiros (PDT) - 349 votos
Paulinho Bicicletas (Republicanos) - 503 votos
Claudinho Abreu (MDB) - 209 votos
Ivana de Paula (PSD) - 670 votos
Leomar Boeira (MDB) - 386 votos
Marconi Dreckmann (DEM) - 501 votos
Camaquã teve 53% de renovação na Câmara Municipal de Vereadores.
ACOMPANHE A COBERTURA DAS ELEIÇÕES 2020 NA GIGANTE DA WEB