Conforme boletim da Defesa Civil desde às 13h, o vento mudou e a Lagoa começou a avançar novamente em São Lourenço do Sul. Conforme a Prefeitura, ás 16h30min de segunda-feira (13) a medida era de 2m53cm, com vento sudoeste de 29km/h.
O secretário municipal de Planejamento e Meio Ambiente, Rodrigo Uarth foi as redes sociais, no início da tarde e explicou o que estava acontecendo.
“O vento que está tocando na Lagoa dos Patos é o sudoeste, que tem uma característica de trazer a Lagoa um pouco mais para cima da região de Guaíba. Na verdade, ela está sendo despachada para a saída do Guaíba”, explica.
Ele relata que hoje pela manhã a Lagoa baixou 35 centímetros. “Eu preciso alerta-los que é momentâneo. Temos notícia de chuva no Vale do Taquari, na região do Alto Jacuí e isso faz com que estas águas contribuam pra um cenário ruim. Precisamos monitorar a situação. Estamos em estado de alerta. O vento sudoeste vira para oeste, que é bom para o município, mas as águas estão aí e vão demorar para escoar na boca da barra em Rio Grande”, observa.
As autoridades do municípios reforçam que em situações de risco, entre em contato com a Defesa Civil e fique atento aos meios oficiais das Prefeituras para mais informações e atualizações.