O Mestre Ricardo Silva que desenvolve o Projeto Brasa Negra, leva a arte de assar carne para todo o país, a partir de consultorias e cursos sobre esta iguaria da culinária que é símbolo da cultura gaúcha.
Acredita-se que assar a carne para torná-la mais macia e com maior conservação, tem sua origem nos tempos pré-históricos, logo após a descoberta do uso do fogo. Milhares de anos após, pela facilidade do preparo, surge como opção alimentar para os tropeiros e campeiros quando da ocupação da região do pampa. Tradição que se estende até os dias de hoje, como o alimento que simboliza a união e a amizade entre as pessoas.
Além das consultorias e palestras, Ricardo Silva também leva o seu projeto - Brasa Negra, através da participação de concursos. Os próximos compromissos serão em Porto Alegre no Desafio dos Ancestrais - Campeonato de Churrasco Internacional, e em Sorocaba/SP no Campeonato Brasileiro. O vencedor fica classificado para participar do campeonato mundial que acontecerá no Texas/ Estados Unidos.