Com o objetivo de favorecer moradores que têm materiais acumulados em casa ou nos pátios das residências, e não dispõem de recursos para transportar os descartes até os ecopontos da cidade, estão definidas as datas e locais das 12 edições do Dia do Bota-fora de 2024. Atendendo diversas localidades do município, a atividade desenvolvida pela Secretaria de Serviços Urbanos e Infraestrutura (Ssui) sem qualquer cobrança aos moradores, inicia seus trabalhos na próxima segunda-feira (22), no bairro Obelisco.
Desde 2019, a ação soma mais de 430 cargas recolhidas nos bairros, com 2023, alcançando o expressivo número de 92 cargas. Para a secretária de Serviços Urbanos e Infraestrutura, Lúcia Amaro, a ação se destaca pela sua importância na cooperação entre o Município e o cidadão para uma Pelotas mais limpa. “O dia do Bota-fora possibilita que os moradores possam se desfazer dos seus materiais acumulados sem precisar pagar para transportá-los ou jogá-los em lugares indevidos, como vias públicas e terrenos. Em conjunto, evitamos danos ambientais ao nosso município e impulsionamos a cooperação entre cidadão e Prefeitura a partir de uma ação benéfica para todos” afirma.
Móveis danificados, eletrodomésticos, vidros, restos de podas, colchões, sobras de construção, pneus e outros inorgânicos, são os materiais aceitos para descarte. Os volumes devem ser colocados na beira das calçadas, sem comprometer o deslocamento de veículos e pedestres.
Próximo ao dia do Bota-fora, os moradores das localidades determinadas conforme cronograma, serão avisados para se preparem quanto a entrega dos objetos.
22 de janeiro – Obelisco
19 de fevereiro – Dunas
18 de março – Vila Hilda
15 de abril – Santos Dumont
20 de maio – Cohab Lindóia
17 de junho – Jardim Europa
15 de julho – Gotuzzo
19 de agosto – Fátima
16 de setembro – Py Crespo
21 de outubro – Navegantes
18 de novembro – Farroupilha
16 de dezembro – Barro Duro