O futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse nesta quarta-feira, 14, que o próximo presidente da Petrobras (PETR3;PETR4) terá de ser alguém que “entende do setor” de petróleo.
“Vamos ver o presidente da Petrobras que o Lula escolhe. Você pode ter certeza que a primeira coisa que eu vou fazer é sentar com ele.”
E logo depois Lula parabenizou a Ex-Presidente.
Vale lembrar que Dilma não entende muito de fazer politica, mas “entende do setor” de petróleo, como poucos no Brasil.
De 1985 a 1988, foi Secretária Municipal da Fazenda de Porto Alegre,
De 1991 a 1993 foi presidente da Fundação de Economia e Estatística e foi Secretária Estadual de Minas e Energia entre os períodos de 1993 a 1994 e de 1999 a 2002, durante o governo de Alceu Collares e do sucessor Olívio Dutra.
Em 2002 participou da equipe que formulou o plano de governo de Luiz Inácio Lula da Silva para a área energética.
Durante o governo Lula, assumiu a chefia do Ministério de Minas e Energia e posteriormente da Casa Civil.
Em 2010 Dilma vira a primeira mulher a ser eleita presidente em toda a história do Brasil. Em 26 de outubro de 2014 foi reeleita, e em 2016, com o acirramento da crise político-econômica de 2014, foi afastada de seu cargo em um processo de impeachment muito conturbado, que para a esquerda que volta ao poder 6 anos depois, foi um golpe.
Então quando Haddad tem que “entende do setor” de petróleo, estava dando o sinal, que já é confirmado por muitos internamente na transição, que LULA pode dar a Presidência da Petrobras para ex-presidente Dilma.
"Rapaz os caras vão infartar, Dilma vai ser a Presidente da Petrobras", disse um membro da Transição ao Diretor da Tribuna da Imprensa no dia do Aniversário da Dilma.
Se um nome do governo Dilma, Dr. Aloizio Mercadante quando cotado a assumir o comando da BNDES, derrubou em quase 6% as ações da estatal, imagina se confirmar o nome da ex-presidente Dilma Vana Rousseff.
Mas o que tudo indica Lula não está muito preocupado com especulação da Bolsa nesse início do governo.
Segundo participantes do mercado, a nomeação de Mercadante para o BNDES, sinalizaria uma política econômica mais desenvolvimentista do governo eleito, com possível expansão do gasto público para impulsionar o crescimento e sobre a nomeação da Dilma o que dirão?
Dilma deve ser convidada para simbolicamente passar a faixa a Lula, considerando que Bolsonaro vai quebrar a tradição democrática.