Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Política

Vereadores acompanharam votação da proposta que trata da classificação do tabaco nas propriedades

O projeto pretende facilitar o acompanhamento e dar transparência durante a análise da qualidade do produto

Publicada em 07/12/2022 as 17:35h por Radio Cidade
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Divulgação)

Na manhã desta quarta-feira, 7, o presidente do Poder Legislativo, vereador Vinícios Araújo, acompanhado dos vereadores Antonio Altair – Neco, Ilson Meireles e a vereadora Marivone Ramos, membros da Frente Parlamentar de Defesa dos Produtores de Tabaco participaram da reunião para votação do Projeto de Lei 204/2015, que trata da classificação da folha de fumo na propriedade agrícola, durante a reunião da Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Parlamentares que integram o Colegiado, vereadores de municípios produtores de fumo e lideranças sindicais já haviam se manifestado a favor da aprovação urgente da matéria. O encontro foi conduzido pelo presidente do órgão técnico e vai a Plenário nos próximos dias.

 

O projeto pretende facilitar o acompanhamento e dar transparência durante a análise da qualidade do produto. Para dirimir divergências quanto à classificação do tabaco, haveria arbitragem de terceiros, indicados por consenso entre as partes. Atualmente, a aquisição e a comercialização de tabaco são centralizadas nas empresas, que, por sua vez, concentram o recolhimento e a classificação em algumas poucas unidades. Esse fato, para o presidente Vinícios Araújo, beneficia as indústrias que compram, mas penaliza os produtores de tabaco que, distantes do local onde ocorre a classificação, têm dificuldades em acompanhar a classificação. 

 

“Defendo que a avaliação deve acontecer sempre nas propriedades. Para a entidade, o agricultor consegue participar ativamente da classificação e obter melhores preços pela sua produção, fortemente afetada pela alta nos custos e pela desvalorização por parte das indústrias, sem o reconhecimento do esforço das famílias”, declarou Vinícios.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3473759 | Usuários Online: 294

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados