O levantamento, realizado pela CNN, considera tanto os governadores eleitos no primeiro turno quanto os candidatos aos governos estaduais que disputarão votos no domingo (30). Além da disputa presidencial, há segundo turno em 12 Estados.
Apoios de governadores eleitos
Entre os governadores eleitos, Lula tem aliados em seis Estados. Três deles são do próprio PT: Elmano Freitas, no Ceará; Rafael Fonteles, no Piauí; e Fátima Bezerra, no Rio Grande do Norte. Dois governadores eleitos que apoiam Lula são de partidos aliados: Clécio Luís (Solidariedade), no Amapá; e Carlos Brandão (PSB), no Maranhão. Helder Barbalho (MDB) também apoia o petista, apesar do seu partido manter neutralidade em âmbito nacional.
Bolsonaro, enquanto isso, conta com o apoio de nove governadores eleitos. Apenas um deles é da sua legenda, Cláudio Castro (PL), no Rio de Janeiro. Entre os partidos aliados, o presidente tem palanques de integrantes de PP, Republicanos, União Brasil, MDB, PSD e Novo.
Apoios de candidatos ao segundo turno
Entre os candidatos que disputarão o segundo turno, Lula tem dez palanques, contra nove de Bolsonaro. Os dois candidatos nas disputas aos governos regionais se dividem entre Lula e Bolsonaro em quatro Estados: Amazonas, Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo. Os apoios ocorrem da seguinte forma:
Amazonas
Wilson Lima (União Brasil) – Bolsonaro
Eduardo Braga (MDB) – Lula
Espírito Santo
Renato Casagrande (PSB) – Lula
Carlos Manto (PL) – Bolsonaro
Santa Catarina
Jorginho Mello (PL) – Bolsonaro
Décio Lima (PT) – Lula
São Paulo
Tarcísio de Freitas (Republicanos) – Bolsonaro
Fernando Haddad (PT) – Lula
Em outros quatros Estados (Alagoas, Bahia, Paraíba e Pernambuco), Lula tem apoio de um dos candidatos, enquanto os respectivos adversários se mantiveram neutros. São eles:
Alagoas
Paulo Dantas (MDB) – Lula
Rodrigo Cunha (União Brasil) – Neutro
Bahia
Jerônimo Rodrigues (PT) – Lula
ACM Neto (União Brasil) – Neutro
Paraíba
João Azevedo (PSB) – Lula
Pedro Cunha Lima (PSDB) – Neutro
Pernambuco
Marília Arraes (Solidariedade) – Lula
Raquel Lyra (PSDB) – Neutra
No caso de Bolsonaro, o cenário é semelhante no Rio Grande do Sul. No território gaúcho, o presidente tem o apoio de Onyx Lorenzoni (PL), enquanto o adversário na disputa, Eduardo Leite (PSDB), se mantém neutro.
A conta fecha com Estados que têm dois candidatos apoiando o mesmo presidenciável. Em Sergipe, tanto Rogério Carvalho (PT) quanto Fábio Mitidieri (PSD) declararam apoio à Lula.
Bolsonaro tem apoio integral em dois Estados: Rondônia, com Marcos Rocha (União Brasil) e Marcos Rogério (PL), e Mato Grosso do Sul, com Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB).