Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

Madrugada da Cidade

    Política

Vereador Neco propõe instituir a Festa de São João Batista como Patrimônio Cultural Imaterial de Camaquã

Será lido no Expediente da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 11, o Projeto de Lei Legislativo

Publicada em 11/07/2022 as 16:44h por Maiquel Oliveira: Ascom - Poder Legislativo
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Ascom - Poder Legislativo)

Será lido no Expediente da Câmara de Vereadores, nesta segunda-feira, 11, o Projeto de Lei Legislativo, que “Institui a Festa em Homenagem a São João Batista como Patrimônio Cultural Imaterial do Município de Camaquã”, proposto pelo vereador Neco – PSDB.

 

Segundo o vereador Neco, a festa é muito popular e tradicional na cidade, inclusive tendo o dia de São João Batista, 24 de junho, como feriado municipal, pois o santo é o padroeiro da cidade. A tradicional festa, promovida pelo governo municipal, iniciou no ano de 1991. Iniciada pelo saudoso Prefeito José Cândido no Ginásio Municipal de Esportes, depois sendo transferida a festa para o Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto (a Prainha).

 

A primeira fogueira foi construída por funcionários da Prefeitura Municipal em pareceria com o Corpo de Bombeiros Municipal, e, acesa por dois paulistas Sr. Edegar e o Sr. Antônio que vieram de Osasco, pois lá já havia sido feita uma fogueira gigante onde ela somente queima no topo e o atual prefeito Sr. José Candido tinha visto no Fantástico e por Camaquã ter São Batista como padroeiro mencionou para o então Secretário Municipal de Turismo e Desporto, Dael Luis Prestes Rodrigues o desejo de fazer esta fogueira numa festa municipal onde teria as barracas para o comércio e as pessoas em geral poderem gratuitamente vender suas mercadorias e ornamentar o pátio do ginásio de esportes. Nascia a Primeira Fogueira Gigante de São João Batista de Camaquã.

 

No dia 24 de junho de 1991, teve início a primeira festa em homenagem a São João Batista, promovido pelo governo municipal. Na época foi estimado a presença de 15 mil pessoas que se aglomeravam ao redor do Ginásio de Esportes para assistir o grande evento, que contou com queima de fogos de artifícios, apresentação de quadrilhas, muita música e comida típica produzido em sua maioria por alunos, pais de alunos e professores das escolas municipais e estaduais, que usaram a festa para arrecadar valores para formaturas e viagens de final de ano.

 

Depois de algum tempo, no governo do Ex Prefeito João Carlos Machado, a festa passou a ser realizada no Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto – a Prainha. Os prefeitos que sucederam o Sr. José Cândido, mantiveram a festa e foram melhorando-a.

 

No ano de 2022, o Prefeito Ivo de Lima Ferreira, realizou uma grande revitalização do Complexo Poliesportivo Ruy de Castro Netto - a Prainha, melhorando ainda mais o local para os munícipes. O local hoje conta com ciclovia, academia ao ar livre, pista asfaltada para caminhada e corrida, pracinha reformada, ornamentação com palmeiras ao redor do lago, reforma do trapiche, iluminação em led, limpeza das trilhas ecológicas dentro da mata nativa ao entorno do complexo, entre outras melhorias, o que tornou a festa ainda mais bonita, com tudo organizado, shows maravilhosos, e o principal, o público muito satisfeito, tendo neste ano um público de aproximadamente 20 mil pessoas na festa.

 

Após a leitura no expediente da 71ª Sessão Ordinária, realizada na segunda, dia 11 de julho, o projeto será encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça, para a análise da legalidade e constitucionalidade.




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3473549 | Usuários Online: 141

Copyright © 2019 - Grupo Art Mídia Comunicação - Todos os direitos reservados