Redes Sociais

Encontre o que deseja

NO AR

A Cidade é Nossa

    Polícia

Polícia prende criminosos que faziam treinamentos para o tráfico de drogas no RS

Segundo a PC, o objetivo era ensinar a administrar os pontos de vendas de drogas. Cerca de 100 agentes cumpriram quase 50 mandados de prisão, busca e apreensão, em seis cidades do RS

Publicada em 15/03/2025 as 06:04h por Por Eduardo Paganella, g1 RS e RBS TV
Compartilhe
   
Link da Notícia:
 (Foto: Reprodução)

Quinze pessoas foram presas, na sexta-feira (14), em uma investigação da Polícia Civil que apura um esquema de treinamentos a novos integrantes de grupos criminosos no Vale do Sinos. Líderes de duas facções — de dentro da prisão — seriam responsáveis pelas orientações para subordinados assumirem suas posições nos grupos.

 

 

Durante a investigação, que iniciou em 2023, a polícia teve acesso a áudios dos suspeitos e descobriu que os criminosos realizavam treinamentos em liderança e resolução de conflitos. O objetivo era ensinar a administrar os pontos de vendas de drogas. 

 

 

Em um dos áudios, um homem apontado como líder de facção conversa com outro, que seria dono de um ponto de tráfico:

 

 

Então tu tem de agir como o dono da boca. Como é que tu acha que o chefe da (eles citam nomes de organizações criminosas), tu acha que eles entram pra guerra? Eles só conversam. Quem que entra pra guerra? Os soldados".

 

 

De acordo com o delegado Airton Martins, responsável pela investigação, duas facções dividiam uma região de São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Os líderes, de dentro de penitenciárias, orientavam os criminosos que estavam na rua para organizar áreas e assim evitar confrontos.

 

 

"Essas duas organizações criminosas mantiveram sempre uma hierarquia muito definida e quando estiveram em vias de conflito, esses líderes, após conversarem, mandaram áudios estabelecendo limites a seus subordinados, ensinando eles a exercer liderança, principalmente com seus traficantes na rua, para que continuassem a vender cocaína, maconha e todas as drogas sem entrar em conflito", afirma o delegado.

 

 

Segundo a polícia, cerca de 100 agentes cumpriram quase 50 mandados de prisão, busca e apreensão, nos municípios de Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Viamão, Alvorada, Porto Alegre e Portão.

 

 

Até a última atualização desta reportagem, 15 pessoas foram presas. Simultaneamente, a Polícia Penal realiza operação dentro de penitenciárias.

 

 

De acordo com a Polícia Civil, todos os alvos são indivíduos perigosos, com grande histórico de práticas de delitos violentos, como homicídios qualificados, tráfico de drogas, roubos, extorsão mediante sequestro e organização criminosa.

 

 

 




Nosso Whatsapp

 

Visitas: 3752913 | Usuários Online: 93

Copyright © 2019 - Grupo Cidade de Comunicação - Todos os direitos reservados