A Brigada Militar (BM), a polícia militar do Rio Grande do Sul, trocou tiros com criminosos, na segunda-feira (11), em Estância Velha, na Região Metropolitana. Um dos assaltantes morreu após ter sido baleado, enquanto outros três conseguiram fugir do local.
Segundo a polícia, os assaltantes teriam invadido uma casa no bairro da Rosas, mantendo um casal de idosos refém. Após ser chamada, a BM foi até o local e encontrou os quatro homens tentando deixar o imóvel em uma caminhonete – eles usavam uma roupa que imitava o uniforme da Polícia Civil. Os policiais deram ordem de parada, mas não foram obedecidos.
"Eles desobedeceram à ordem de parada e efetuaram disparos contra os policiais, que reagiram à injusta agressão. A princípio, levaram R$ 50 mil, de acordo com as vítimas", afirma o capitão Rafael Lincke, comandante 4º Companhia do 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM).
Imagens de câmeras de segurança, mostram uma intensa troca de tiros na rua onde houve o assalto. Dois dos suspeitos se protegem atrás do automóvel, enquanto efetuam disparos contra os policiais. Em seguida, eles fogem correndo pela rua.
As imagens também mostram um dos assaltantes deixando o veículo e correndo para escapar dos disparos. Por outro ângulo, é possível ver esse homem caindo, enquanto o carro dá marcha à ré. O homem se levanta, corre por mais alguns metros, mas volta a cair.
De acordo com a BM, o suspeito baleado foi encaminhado a um hospital, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. Os outros três assaltantes conseguiram fugir e estão sendo procurados.
A polícia acredita que os criminosos fugiram para cidades do entorno do Vale do Sinos. A Força Tática da BM faz buscas pela região e mantém contato com hospitais, que eventualmente podem atender algum dos assaltantes. Nem os idosos, nem os policiais que participaram da abordagem ficaram feridos, segundo a polícia.