Uma criança de 6 anos foi resgatada na terça-feira (30) pela Polícia Federal (PF) na Operação Leafdown, destinada ao combate dos crimes de posse e compartilhamento de material de abuso sexual infantil.
De acordo com a PF, a criança foi resgatada da casa de um idoso de 67 anos por indícios de abuso, no Rio Grande do Sul. A localidade onde teria ocorrido o crime não foi divulgada. Ela foi levada para atendimento e ficará sob cuidados de outra pessoa.
O homem foi preso em flagrante por possuir imagens de crianças violentadas em seu computador, que foi apreendido. O celular também foi confiscado. Ao todo, 21 suspeitos foram presos na ação que ocorreu em 12 estados com a participação de 200 policiais. Os agentes cumpriram 40 mandados de buscas e apreensões e, onde havia flagrante do crime, a pessoa foi presa.
Computadores, celulares e também armas foram apreendidas nas casas dos suspeitos. A investigação da Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos (DCiber), da PF em Brasília, identificou os computadores que eram usados para compartilhamento do crime. Com isso, os locais foram levantados para essa operação.
Para o delegado Valdemar Latance Neto, coordenador-geral de Combate a Crimes Cibernéticos da PF, o ponto alto da ação foi o resgate da criança de 6 anos. “Só por essa situação, já valeu por toda a operação. O principal foco da PF é identificar vítimas de abusos. Ela foi resgatada, e a investigação continua”, destacou o investigador.