Um homem de 45 anos foi preso preventivamente nesta semana em Farroupilha (Serra Gaúcha) na quinta-feira (18) por transmitir o vírus HIV (causador da Aids) de forma intencional a três vítimas. Na lista estão duas mulheres adultas e uma adolescente que teria sofrido abusos sexuais frequentes no período em que tinha 12 para 13 anos de idade. Não foram detalhadas informações sobre sua identidade.
O caso passou a ser apurado em janeiro deste ano, quando servidores da rede municipal de Saúde da cidade acionaram a Polícia Civil após atenderem a garota com presença do HIV constatada em exames de sangue. A investigação também descobriu que o investigado se relacionava com diferentes parceiras, algumas das quais conhecia em festas e bailes na região.
Crime previsto em lei
A legislação brasileira tipifica esse contágio intencional como lesão corporal gravíssima, pois a Aids é doença vitalícia e potencialmente fatal, sobretudo se não for devidamente tratada. Quando o indivíduo é conhecedor de sua própria condição relativa ao vírus e a omite à pessoa com quem faz sexo (além de não utilizar preservativo, por exemplo), está sujeito à prisão.