O último envolvido no assalto a agência do Banrisul de Amaral Ferrador foi preso no início da tarde desta sexta-feira (9). De alcunha Meio Dedo no mundo do crime, o homem de 20 anos estava escondido em uma área cercada por policiais militares e civis em Encruzilhada do Sul. Informações preliminares apuradas pelo Grupo Blog do Juares de Comunicações apontam que ele estava próximo à casa da mãe, onde tentava se esconder da polícia desde a noite de quinta (8). Com isso, as buscas foram encerradas.
Os outros três acusados de participação no crime haviam sido presos entre a tarde e a noite de ontem. Armas, munições mais de R$ 279 mil roubados do banco e outros objetos foram apreendidos pela polícia. Foram cerca de 50 horas de cerco aos criminosos com um efetivo de mais de 100 policiais militares e 40 civis em viaturas e três helicópteros do Batalhão Aéreo da Brigada Militar (BM) e do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil envolvidos nas buscas.
Antes de fugirem para a região de mato na zona rural de Encruzilhada do Sul, um dos assaltantes atirou contra os policiais, enquanto o motorista da Ford Ecosport branca, que havia sido roubada, desviou o carro para a esquerda, colidindo em um barranco. O grupo abandonou o veículo e se dispersou no matagal.
Um dos assaltantes, identificado como Leandro, de 22 anos, foi preso no final da tarde dessa quinta, na área de mato. Com ele, a polícia apreendeu um fuzil calibre 556, 20 munições de fuzil, uma pistola, 10 munições de pistola, um par de luvas e colete balístico usados nos crimes. Segundo a investigação, ele foi o responsável por dirigir a EcoSport e efetuar dois tiros na rua, para o alto, no intuito de assustar a população.
Os outros dois suspeitos, Airam, de 22 anos, e Diogo, de 24, foram capturados durante a noite de ontem, após troca de tiros com a BM. A dupla e mais um comparsa roubaram um veículo de uma pessoa que trafegava em uma estrada do interior de Encruzilhada do Sul e a fizeram de refém. Em seguida, abandonaram o carro e a vítima na zona urbana do município, fugindo a pé em direção à casa de uma familiar de um dos assaltantes.
Dois deles acabaram presos no imóvel e o terceiro conseguiu escapar. Na posse dos detidos, os PMs apreenderam um revólver e uma pistola, dois carregadores de pistola e R$ 279,9 mil roubados do banco.
Os criminosos foram autuados por organização criminosa majorada, roubo majorado (com emprego de violência ou grave ameaça), tentativa de homicídio qualificado, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e receptação. Segundo a polícia, todos tinham antecedentes criminais, mas nenhum era ligado a quadrilhas especializadas em assalto a banco.
Um quinto homem, de 23 anos, foi detido pela BM ,na tarde dessa quinta, e levado à DP para prestar esclarecimentos por suspeita de auxiliar a quadrilha no roubo. Ele prestou depoimento e foi liberado pelo delegado Róbinson Palomínio, mas permanece na condição de investigado.