A Polícia Militar confirmou, nesta segunda-feira (5), a abertura de um processo interno para apurar a conduta de três PMs suspeitos de agredir um homem durante uma abordagem policial, em Botucatu (SP).
O caso ganhou repercussão após a divulgação de um vídeo que mostra um dos PMs chutando a cabeça do homem.
A agressão ocorreu na madrugada de domingo (4), na Avenida Deputado Dante Delmanto. Nas imagens, é possível ver um homem, sem camisa, sendo imobilizado por um dos PMs.
Na sequência, o mesmo policial dá uma rasteira na pessoa, que cai no asfalto. Segundos depois, o PM continua as agressões e chuta a cabeça do homem. O rapaz parece perder a consciência com a força do golpe. Os outros dois policiais cercam e observam a pessoa agredida.
A situação foi registrada em vídeo, que repercutiu nas redes sociais, e confirmada pelo comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do interior de SP.
Uma briga minutos antes no local teria motivado a intervenção policial, fato que será apurado durante inquérito policial. A PM não divulgou a identidade do homem agredido e também não há informações atualizadas sobre o estado de saúde dele.
A Polícia Militar confirmou que identificou os três policiais que aparecem na imagem e que abriu um Inquérito Policial Militar (IPM) para apuração dos fatos. A instituição também diz que não compactua com nenhum tipo de violência ou abuso de autoridade e que está à disposição para esclarecimentos.