Uma passageira cuspiu em um motorista de aplicativo depois que ele pediu para que ela descesse do carro, pois não tinha troco em dinheiro para o valor da corrida. O vídeo viralizou nesta segunda-feira (21).
O motorista Luiz Oliveira postou o vídeo do momento em suas redes sociais, no qual é possível ver ele revidando e cuspindo de volta na passageira.
Na postagem, Oliveira chamou a cliente de “a caloteira do Uber”, e escreveu: “vamos deixar ela [sic] famosinha”. As imagens mostram a mulher entrando no carro e perguntando se Luiz tem R$ 30 de troco, ao que ele responde que não e pergunta se ela poderia pagar em Pix.
A passageira diz que não pode e alega que só tem aquele valor em dinheiro. Em seguida, sugere ao motorista que ele selecione a opção de “pagar na próxima [corrida]”.
Luiz responde que não e diz que vai parar o carro e encerrar a corrida, e sugere que a mulher pegue um táxi. Ela, então, responde: “Nossa, Luiz, mas o senhor é um grande filho da p***, né?”. O motorista retruca: “Filha da p*** é você”. E então a mulher cospe nele.
Enquanto ela sai do carro, ele cospe de volta. E a mulher começa a gritar “O que isso? Você está doido? Você está louco?”.
Em nota, a Uber lamentou o caso e disse que “considera inaceitável o comportamento das partes registrado no vídeo compartilhado”. A empresa informou que ambas as contas foram suspensas durante a apuração do caso.
“É importante esclarecer que não existe função de ‘pagar na próxima’. O app apenas permite que o motorista informe as situações em que o usuário não honrou o pagamento. Isso cria um débito na conta do usuário, mas é uma opção do motorista, não uma escolha que cabe ao usuário”, esclareceu a empresa.
“Esse recurso foi criado em 2019 pensando em ajudar os motoristas parceiros com troco e não a incentivar que usuários deixem de pagar viagens. Como em qualquer serviço, a responsabilidade pelo pagamento é do tomador do serviço. Solicitar viagens sem fazer o pagamento também pode levar ao bloqueio da conta do usuário. A Uber não recomenda que motoristas utilizem essa opção com frequência e sem real necessidade.”
A Uber ainda acrescentou que “ofender e agredir a outra parte são claras violações do Código da Comunidade Uber e são atos que podem levar à desativação permanente das contas envolvidas”. E que os motoristas parceiros da empresa têm permissão para instalar câmeras e gravar as viagens para fins de segurança, mas são claramente instruídos a respeitar a privacidade do usuário.
“Isso inclui a proibição expressa de gravar viagens a fim de publicá-las nas redes sociais ou em qualquer outro fórum público. Tal prática também representa uma clara violação do Código da Comunidade que pode levar à desativação”, disse a empresa.