Em julho de 2022 a DECRAB Camaquã foi procurada por produtores rurais da cidade de Osório, relatando a preocupação com o aumento significativo do furto de gado. Em contato com a Delegacia de Polícia de Osório, foram avocadas 22 ocorrências referentes a prática de abigeato, sendo a grande maioria dos casos na modalidade de carneada, quando o gado é abatido dentro da propriedade rural.
Durante as investigações da DECRAB Camaquã, informações apontavam na direção de um grupo de indivíduos suspeitos de serem os autores dos furtos. Novas diligências foram realizadas a fim de identificar tais pessoas e suas residências, após foi representado Judicialmente pela expedição de Mandados de Busca e Apreensão.
Foram realizadas buscas nas cidades de Osório, Tramandaí e Capivari do Sul, num total de 11 Mandados de Busca e Apreensão na residência de 8 suspeitos.
Um indivíduo foi autuado em flagrante por Posse Irregular de Arma de Fogo e Munição. Foram apreendidos 8 aparelhos de telefone celular a fim de serem periciados, buscando informações que sejam pertinentes as investigações.
Participaram da “Operação Seival” agentes da DECRAB Camaquã, da DP Osório, da 29ª DPRI, da 23ª DPRI, 2° DPRI e do DIPAC-DPI, num total de 48 agentes em 16 viaturas, sendo toda a “Operação Seival” coordenada pelo Delegado Péterson da Silva Benitez titular da DECRAB Camaquã.
Operação Seival
Em homenagem aos municípios da 23ª DPRI
Em julho de 1839, no quarto ano da guerra partindo de Camaquã/RS com destino a Laguna/SC, os farroupilhas deflagraram uma ousada estratégia militar, transportaram os “Lanchões Seival e Farroupilha” tracionados por bois por quase cem quilômetros de terra, até chegarem ao mar.